Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

SWIFT: sistema interbancário global diz que avançou em recentes experimentos com moedas digitais

Solução do SWFT pretende conectar moedas digitais de bancos centrais em todo o mundo de forma simples e direta, segundo a instituição

Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, ou SWIFT (Dado Ruvic/Reuters)

Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, ou SWIFT (Dado Ruvic/Reuters)

Cointelegraph Brasil

Cointelegraph Brasil

Publicado em 6 de outubro de 2022 às 10h24.

Em 5 de outubro, a Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, ou SWIFT, anunciou que havia movido com sucesso as moedas digitais de banco central (CBDCs) e ativos tokenizados na infraestrutura financeira existente por meio de dois experimentos separados. De acordo com a SWIFT, os resultados demonstraram que “as CBDCs podem ser rapidamente implantados em escala para facilitar o comércio e o investimento entre mais de 200 países e territórios ao redor do mundo”.

SWIFT é um sistema de mensagens belga que conecta mais de 11.500 instituições financeiras em todo o mundo e desempenha um papel primordial na facilitação de transações internacionais. Globalmente, nove em cada 10 bancos centrais estão explorando ativamente as moedas digitais.

Por meio de sua colaboração com a Capgemini, a SWIFT conseguiu liquidar transações usando CBDCs com base em diferentes tecnologias de contabilidade distribuída, além de usar uma rede de pagamento fiduciária para CBDC.

(Mynt/Divulgação)

Quatorze bancos centrais e comerciais – incluindo Banque de France, Deutsche Bundesbank, HSBC, Intesa Sanpaolo, NatWest, SMBC, Standard Chartered, UBS e Wells Fargo – agora estão colaborando em um ambiente de teste para acelerar o caminho para a implantação de CBDCs em grande escala.

No segundo experimento, a SWIFT demonstrou que sua infraestrutura poderia integrar plataformas de tokenização com diferentes tipos de pagamentos em dinheiro. Trabalhando em colaboração com Citi, Clearstream, Northern Trust e SETL, a SWIFT explorou 70 cenários simulando a emissão de mercado e transferências no mercado secundário de títulos tokenizados, ações e dinheiro. O Fórum Econômico Mundial estima que o mercado de tokenização pode chegar a US$ 24 trilhões até 2027. Em relação aos desenvolvimentos, Tom Zschach, diretor de inovação da SWIFT, disse:

“Moedas e tokens digitais têm um enorme potencial para moldar como pagaremos e investiremos no futuro. Mas esse potencial só pode ser liberado se as diferentes abordagens que estão sendo exploradas tiverem a capacidade de se conectar e trabalhar juntas. Vemos a inclusão e a interoperabilidade como pilares centrais do ecossistema financeiro, e nossa inovação é um passo significativo para liberar o potencial do futuro digital.”

Para você que adora ler notícias de crypto, a Mynt é o aplicativo ideal para você. Invista e aprenda sobre crypto ao mesmo tempo com conteúdos descomplicados para todos os públicos. Clique aqui para abrir sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:Criptomoedas

Mais de Future of Money

Elon Musk defende adoção do bitcoin e diz que moedas fiduciárias 'não têm salvação'

Bitcoin vai bater novo recorde? Cripto tem lateralidade, mas analistas estão otimistas

Blockchain pode ser usado no combate aos crimes cibernéticos? Delegado de polícia explica como

O bitcoin vai disparar em julho? ​​Entenda os motivos por trás da consolidação e o que esperar