Future of Money

Sony vai lançar o "Soneium", sua rede blockchain própria ligada à Ethereum

Gigante da área de mídia e tecnologia deve lançar versão de testes do projeto ainda no mês de agosto e buscará atrair usuários

Sony tem investido em iniciativas no mundo cripto (Toru Hanai/Reuters)

Sony tem investido em iniciativas no mundo cripto (Toru Hanai/Reuters)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 23 de agosto de 2024 às 12h01.

A Sony anunciou nesta sexta-feira, 23, que vai lançar sua rede blockchain própria, a Soneium. A expectativa é que a versão de testes do projeto seja lançada ainda em agosto, "nos próximos dias", e a iniciativa estará ligada à Ethereum, funcionando como uma rede de segunda camada.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o blockchain da Sony foi construído por meio da OP Stack, um conjunto de ferramentas lançado pela rede Optimism que busca facilitar a criação de outras redes blockchain de segunda camada, que por sua vez ficam ligadas entre si formando uma "Superchain".

A OP Stack também foi usada na criação da Base, a rede da corretora de criptomoedas Coinbase, e da World Chain, do projeto Worldcoin. Já no caso da Soneium, o projeto foi desenvolvido pela Startale Labs, que recebeu um investimento de US$ 3,5 milhões da Sony em 2023.

Com o lançamento, a Startale Labs informou que vai concentrar seu foco de atuação na Soneium, abandonando outros projetos que desenvolvia no mundo das criptomoedas. Sota Watanabe, CEO da empresa, disse que o foco no primeiro ano da rede será atrair novos usuários.

"O primeiro ano será sobre a integração de pessoas da Web3, porque em termos de tecnologia e comunidade, é um pouco cedo para integrar os usuários em geral. E então na fase dois, dentro de dois anos, iremos integrar produtos da Sony, como Sony Bank, Sony Music, Sony Pictures e assim por diante. Portanto, gostaríamos de integrar a tecnologia Web3 e blockchain aos produtos da Sony", revelou.

"E em três anos, gostaríamos de integrar não apenas a Sony, mas também todas as empresas e todos os aplicativos descentralizados em geral", disse Watanabe. Ele ressaltou, ainda, que a Sony buscará atrair "o maior número possível de empresas" para a rede ainda no primeiro ano de lançamento.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Sony e cripto

O lançamento de um blockchain próprio é mais um passo na jornada de imersão da Sony no mundo cripto. Em julho deste ano, a gigante do mundo da mídia e da tecnologia anunciou que pretende lançar uma corretora de criptomoedas própria no Japão, após adquirir a exchange falida Whalefin.

Já em abril de 2024, a empresa também anunciou testes para a criação de uma stablecoin própria pareada à moeda japonesa, o iene, e que será hospedada na rede Polygon. Há chances, porém, que o projeto seja transferido para a Soneium após o lançamento da rede.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:SonyBlockchainEthereum

Mais de Future of Money

Senadora pede explicação para venda de bitcoin pelos EUA e alerta para prejuízos anteriores

Próximo secretário do Tesouro dos EUA afirma ser contra criação de Dólar Digital

Criptomoeda meme dogecoin pode ganhar ETF nos EUA ainda em 2025, diz empresa

Tether, maior empresa de stablecoins do mundo, anuncia mudança de sede para El Salvador