Criptomoeda Solana voltou a cair nos últimos dias (Getty/Getty Images)
Repórter do Future of Money
Publicado em 24 de junho de 2024 às 12h16.
Última atualização em 24 de junho de 2024 às 14h33.
A criptomoeda sol, nativa do blockchain Solana, passou nos últimos dias para o grupo de destaques negativos no mercado. Dados da plataforma CoinGecko apontam que ela acumula queda de 11,3% nos últimos sete dias, perdendo mais de US$ 3 bilhões em capitalização de mercado.
Apesar das perdas, o ativo segue entre os cinco maiores do mundo cripto. A desvalorização também ocorre em meio a um período adverso para os criptoativos, de queda generalizada. Entretanto, o recuo da sol está acima da média dos principais ativos digitais.
Para analistas, a desvalorização recente da Solana reflete uma combinação de influências negativas. Além do próprio momento ruim do mercado, a rede também teve desafios recentes, com queda de taxas e congestionamento no processamento de transações, o que tende a afastar usuários e alertar investidores.
Por outro lado, analistas também apontam que a ligação intensa entre a Solana e projetos de criptomoedas meme pode estar pesando negativamente nos últimos dias. O segmento tem dado sinais de desaceleração, criando uma expectativa de atividade menor na rede e resultando em uma queda na sol.
Esse temor ganhou força após o influenciador digital Andrew Tate fazer uma publicação em que disse que iria "derrubar a rede da Solana" e então afirmar que queimou cerca de US$ 38 milhões em uma criptomoeda meme criada na Solana, reduzindo sua oferta em circulação em 58%.
Há, ainda, especulações em torno de um rumor de possíveis problemas jurídicos envolvendo o projeto. O tema ganhou tração quando um usuário fez uma publicação no X, antigo Twitter, em que disse que o blockchain estava sendo alvo de investigações que viriam a público "em breve".
O usuário não deu nenhuma prova para corroborar sua afirmação, mas o contexto já negativo para a Solana pode ter resultado em uma aversão a riscos entre os investidores, deixando-os mais sensíveis para boatos como o compartilhado recentemente.
A sol é uma das criptomoedas que mais valorizaram em 2023, com alta de mais de 800%. O ativo manteve uma trajetória de alta ao longo dos primeiros meses de 2024, se consolidando como a quinta maior criptomoeda do mundo. Nesse sentido, um período de correção de preços também é natural na dinâmica do mercado.