Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Sem humanos? Google aposta em pagamentos entre agentes de IA com uso de criptomoedas

Novo protocolo lançado pelo Google Cloud cria padrão para interações entre inteligências artificiais e incentiva uso de blockchains

Google: empresa quer incentivar uso de blockchain e agentes de IA (Greg Baker/AFP)

Google: empresa quer incentivar uso de blockchain e agentes de IA (Greg Baker/AFP)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 16 de setembro de 2025 às 16h44.

Tudo sobreGoogle
Saiba mais

O Google anunciou nesta terça-feira, 16, o lançamento de um novo protocolo para orientar transações realizadas inteiramente entre agentes de inteligência artificial. Para isso, a gigante de tecnologia também fechou parcerias com redes blockchain com foco no uso de stablecoins.

Batizado de Agent Payments Protocol (Protocolo de Pagamentos com Agentes, em tradução livre), o projeto é descrito como um protocolo aberto "desenvolvido com empresas líderes em pagamentos e tecnologia para iniciar e transacionar com segurança pagamentos conduzidos por agentes em todas as plataformas".

  • Uma nova era da economia digital está surgindo com as stablecoins. No Especial Dólar Digital, evento online e gratuito, você aprende com especialistas o impacto dessa revolução no sistema financeiro global. Garanta a sua vaga!

"Em consonância com as regras e padrões do setor, ele estabelece uma estrutura independente de pagamento para que usuários, comerciantes e provedores de pagamento realizem transações com confiança em todos os tipos de métodos de pagamento", explica o Google Cloud.

A iniciativa envolveu parcerias com empresas tradicionais de pagamento, como a Mastercard, fintechs como o PayPal, empresas da área de tecnologia e companhias específicas do mercado de criptomoedas. No anúncio, o Google ressaltou a importância da iniciativa.

A empresa explicou que agentes de IA já podem fazer transações comerciais em nome de usuários, o que gera a necessidade de criar padrões de autenticação, autorização e validação dessas operações. O protocolo foi desenvolvido para ser uma "linguagem comum" com esse objetivo.

O protocolo estabelece contratos digitais que confirmam as intenções do usuário que deu os comandos para o agente de IA. A ideia é usá-lo em compras em tempo real monitoradas por um humano e também em operações sem a presença de humanos.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

Segundo o Google, o uso de agentes de IA nessas operações resultará em "compras mais inteligentes", "ofertas personalizadas" e "tarefas coordenadas", gerando novas formas mais "simples" de realizar operações comerciais.

Stablecoins em destaque

O Google destacou que o protocolo foi desenvolvido para abrigar "sistemas de pagamento emergentes", com destaque para as criptomoedas e, mais especificamente, as stablecoins. As stablecoins são um tipo específico de criptomoeda pareada a outros ativos, como ao dólar.

Para incentivar o uso de ativos digitais por agentes de IA, o Google fechou parcerias com diversas empresas do setor e desenvolveu uma solução específica para o uso de criptomoedas em pagamentos com agentes de inteligência artificial.

Um dos blockchains escolhidos para isso é a rede Sui. Envolvidos no projeto defendem que a integração entre o mundo cripto e de IA facilita o desenvolvimento de pagamentos programáveis e processos de verificação de agentes e dos usuários, além do rastreamento do pagamento.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:GoogleAgentes de IACriptomoedasInteligência artificialCriptoativosBlockchain

Mais de Future of Money

Vale a pena investir em Solana? Entenda se essa criptomoeda merece espaço no seu portfólio

O novo papel do que não se imprime: por que o bitcoin tem o cenário mais favorável de sua existência

2025 é um ano divisor de águas para a segurança no mercado de criptoativos?

Propriedade digital: o que é como pode beneficiar investidores de imóveis?