Future of Money

SEC cria força-tarefa para mudar regulação de criptomoedas e dar "clareza" ao setor

Mudanças nas regras para o mercado cripto foi anunciada por presidente interino do regulador, indicado por Donald Trump

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 16h32.

Última atualização em 21 de janeiro de 2025 às 17h29.

Tudo sobreSEC
Saiba mais

A SEC, Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira, 21, que vai criar uma "força-tarefa" responsável por desenvolver uma regulamentação específica para o mercado de criptomoedas e trazer mais "clareza" para o setor. A ação marca uma mudança na postura do regulador.

Em um comunicado, o regulador informou que a criação da força-tarefa foi feita pelo comissário Mark Uyeda. Uyeda foi escolhido por Donald Trump para ser o presidente interino da SEC, substituindo Gary Gensler. Gensler renunciou antes da posse de Trump.

Uyeda deve permanecer no cargo por algumas semanas, enquanto o Senado dos Estados Unidos analisa a indicação de Paul Atkins por Trump para assumir a presidência da SEC. Uyeda é do Partido Republicano, o mesmo de Trump, enquanto Gensler foi indicado por Joe Biden, do Partido Democrata.

No comunicado, a SEC diz que pretende criar um "caminho regulatório razoável, que respeite os caminhos da lei" e criticou as ações da gestão Gensler. "A SEC tem usado ações punitivas para regular cripto de forma retroativa e reativa, adotando interpretações legais novas e sem testes".

"A clareza sobre quem deve se registrar junto à SEC e as soluções práticas para aqueles que pretendem registar-se têm sido ilusórias. O resultado é uma confusão sobre o que é permitido, o que cria um ambiente hostil à inovação e propício à fraude. A SEC pode fazer melhor", diz o comunicado.

As críticas à gestão de Gensler já haviam sido compartilhadas por Uyeda no passado, que afirmou que o regulador precisava "acabar com a guerra às criptomoedas". Agora, a nova regulamentação buscará "fornecer caminhos realistas para o registro, criar estruturas de divulgação sensatas e implantar recursos de fiscalização criteriosamente".

A força-tarefa será comandada por outra comissária, Hester Peirce, que ficou conhecida como uma das principais defensoras do mercado de criptomoedas durante a gestão Gensler. A expectativa é que os trabalhos continuem no mandato do novo presidente do regulador.

O anúncio da SEC marca a primeira ação da gestão Trump voltada ao mercado cripto, após a decepção de parte do mercado com a ausência de recados e políticas para o setor durante a posse do político como presidente dos Estados Unidos. A expectativa é que ele adote medidas favoráveis ao segmento.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:SECCriptomoedasDonald Trump

Mais de Future of Money

Governo de Cuba tem conta hackeada no X para promover golpe com criptomoedas

MicroStrategy anuncia nova compra de bitcoin e investe US$ 1 bilhão na criptomoeda

Mercado de criptomoedas perde mais de US$ 1 bilhão com liquidações após posse de Trump

Criptomoeda meme de Trump é positiva ou negativa para o setor? Veja opiniões do mercado