Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

RWA e stablecoins: o que é isso? Entenda como elas podem destravar o futuro das finanças

Estamos nos aproximando de um momento decisivo para integrar esses elementos e catalisar uma onda de inovações sem precedentes no setor.

 (Andriy Onufriyenko/Getty Images)

(Andriy Onufriyenko/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de junho de 2025 às 11h02.

Última atualização em 23 de junho de 2025 às 10h54.

Tudo sobreBlockchain
Saiba mais

Por Bruno Maia*

Recentemente, RWAs (Real World Assets) e stablecoins têm ganhado destaque como peças essenciais para popularizar a tecnologia blockchain, transformando e aprimorando os sistemas financeiros globais. As stablecoins, vistas como o “sangue do blockchain”, já são reconhecidas como o principal caso de uso dos blockchains, mas seu papel será ainda mais crucial para liberar novas inovações financeiras.

Ao mesmo tempo, especialistas e reguladores apontam que os RWAs podem destravar a próxima geração de produtos financeiros, potencialmente movimentando trilhões no universo Web3. Estamos nos aproximando de um momento decisivo para integrar esses elementos e catalisar uma onda de inovações sem precedentes no setor.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas do BTG Pactual e a curadoria dos melhores criptoativos para você investir.

Para começar, para quem não está familiarizado com o termo: o que diabos é um RWA (Real World Asset)? Em poucas palavras, RWA é uma representação digital/tokenizada de um ativo real, seja uma propriedade, ativo financeiro (por exemplo, títulos públicos ou corporativos) ou até imóveis, obras de arte, vinhos e outros bens.

Com isso em perspectiva, vamos avaliar como as peças do quebra-cabeça se conectarão e destravarão a “explosão cambriana” nos produtos e serviços financeiros sobre os quais tanto ouvimos falar.

Stablecoins

Podemos imaginar as stablecoins como sendo o sangue do blockchain: a tecnologia blockchain permite transferências de valor com eficiência impressionante e, o mais importante, com uma camada de programabilidade nativa embutida na tecnologia blockchain.

Em termos de prontidão tecnológica, as stablecoins já são uma realidade. O que ainda falta — e claramente estará no radar da maioria dos governos — são todas as regulações/legislações.

Pagamentos on-chain

Um marco crítico para uma maior efetividade dos RWAs. Embora os RWAs representem o ativo real on-chain, na maioria dos casos o mecanismo de geração de valor do mesmo é ainda offchain. Isso traz riscos e fricções para explorar totalmente o RWA como um ativo nativo Web3.

Com cada vez mais provedores de pagamento integrando stablecoins (recentemente Stripe e PayPal anunciaram integracão com stablecoins), veremos a migração do valor gerado pelo RWA para dentro do blockchain, representando um salto em sua composabilidade com outros ativos, permitindo que a distribuição de dinheiro seja governada por regras pré definidas implementadas por smart contracts.

Interoperabilidade de liquidez

As oportunidades não enxergam barreiras — e não deveriam ser limitadas por redes diferentes. Atualmente, a fragmentação das redes blockchain impõe um desafio para destravar totalmente os benefícios da composição de ativos financeiros, o que o livre movimento de liquidez poderia viabilizar. Projetos como Espresso, LayerZero, Wormhole, entre outros, estão totalmente dedicados a enfrentar esse desafio.

Vale também mencionar as discussões recentes sobre a evolução do ambiente de execução da Ethereum — a camada onde os smart contracts realmente rodam (como proposto por Vitalik em seu recente post sobre RISC-V) — que desbloqueará produtos mais sofisticados, impulsionados por lógicas mais complexas.

UX Simplificada

Também é amplamente entendido que a usabilidade final do blockchain (conhecida como Experiência do Usuário - UX) sempre foi uma pedra no sapato. Houve nos últimos anos melhorias significativas na usabilidade, mas ainda há um longo caminho pela frente. Podemos colocar os avanços e a explosão cambriana em equações simples:

● RWA = representação de ativos e passivos no blockchain.
● Stablecoins = o sangue do sistema blockchain, permitindo movimento de capital sem fricção, com disponibilidade 24/7 e custos ultrabaixos.

● Pagamentos on-chain = traz os mecanismos de geração de valor dos RWAs para o blockchain, desbloqueando totalmente sua composabilidade financeira.

● Interoperabilidade + UX = desbloqueia a velocidade do dinheiro, trazendo liquidez onde estão as oportunidades, com usabilidade facilitada.

Assim, podemos chegar à seguinte soma: RAW + stablecoins + pagamentos on-chain + interoperabilidade e UX = revolução nos serviços financeiros.

A explosão cambriana financeira: o que podemos esperar?

Atualmente, os serviços financeiros enfrentam diferentes níveis de fricções, complexidades e barreiras, que causam vários impactos negativos para toda a sociedade.

Os serviços financeiros atuais são caros e lentos, com operações que podem levar dias devido a processos burocráticos e custosos; além disso, os produtos financeiros são segmentados por jurisdições, permitindo que apenas os mais ricos acessem mercados globais e explorem oportunidades internacionais; por fim, há uma grande fricção para a criação de novos produtos financeiros, já que poucos players dominam a oferta, limitando a inovação e restringindo o acesso ao mercado de capitais. A resposta a tudo isso pode estar na combinacão RWA + stablecoins.

E o que RWA + stablecoins podem desbloquear?

Além da já amplamente explorada narrativa de pagamentos e remessas transfronteiriças, podemos ver exemplos de novas verticais sendo formadas e, como consequência, a formação de vários novos mercados.

Economia dos criadores

Pequenos produtores, de artistas a pequenos empresários, sempre tiveram dificuldades para acessar o mercado de capitais e levantar dinheiro em condições atraentes. Isso é ainda mais evidente em mercados emergentes. A tokenização de seu trabalho futuro ou de peças criadas pode ser usada para levantar capital a taxas de juros atraentes.

Financiamento eficiente de bens e serviços

Criar formas de financiar novas indústrias, como a produção/distribuição de filmes e séries, tokenizando o filme para servir não apenas como colateral, mas também para distribuir valor de volta aos primeiros investidores. A democratização dos mercados de capitais, especialmente em mercados emergentes, é uma melhoria sistêmica significativa que terá grandes impactos, inclusive sobre a desigualdade.

Créditos de carbono tokenizados

A tecnologia hoje permite não apenas que créditos de carbono existentes sejam tokenizados, mas também a criação de créditos de carbono nativos, significando que desde a medição até o processamento de dados para calcular o valor do crédito, tudo é feito on-chain. A verificabilidade ponta a ponta nos créditos podem desbloquear muitos novos serviços financeiros.

Serviços financeiros compostos

Imagine agora todos esses produtos tokenizados com seus modelos de geração de valor recebendo pagamentos on-chain. Os RWAs adquiridos por investidores poderiam então ser avaliados por modelos de risco para eventualmente serem usados como colateral em plataformas de empréstimos, maximizando a eficiência financeira dos ativos. RWA nativos levariam a uma desintermediação com altos ganhos de eficiência.

Smart contracts cuidariam das condições de pagamentos de juros, execução de colaterais e condições de retirada, gerando aumento significativo na eficiência de capital.

E o que vem a seguir?

Este ano teremos um tsunami de regulamentações em torno das stablecoins. Os EUA estão a ponto de aprovar sua regulamentação de stablecoins, conhecida como Genius Bill. No Brasil, temos um debate intenso e uma oportunidade única de explorar o potencial das stablecoins + RWA sem matar seus atributos mais fundamentais, incluindo auto custódia, programabilidade e movimento de capital sem fricção.

Empreendedores, utilizando a tecnologia de blockchain, lançarão serviços inovadores que trarão oportunidades financeiras mais econômicas, rápidas e eficientes para uma ampla gama de pessoas e setores. Espero que este biênio seja o período onde veremos uma explosão de novos serviços financeiros baseados em RWA.

Isso trará trilhões de dólares de ativos on-chain e, potencialmente, também com seus mecanismos de geração de receita, todos fluindo sem fricção usando stablecoins e/ou CBDCs implantadas nos trilhos blockchain como meio de troca de valor. DeFi está definitivamente encontrando o TradFi — e o primeiro mudará para sempre a maneira como o mundo lida com serviços financeiros.

Estamos começando a ver exemplos claros da adoção tecnológica, e a realidade está se desenrolando diante dos nossos olhos. Veja, por exemplo, o recente pedido da Robinhood à SEC, uma grande plataforma de negociação nos EUA, solicitando clareza regulatória exata sobre emissão e negociação de ativos tokenizados — ou até o fato de que os estúdios Disney estão formalmente autorizando produtores a incluir criptomoedas, movendo-se além do estereótipo errado de operações ilegais e se posicionando como uma tecnologia positiva e inovadora, em suas produções.

Isso é “Hollywood” abraçando as ondas de mudança e acelerando a conscientização pública. Este ponto de inflexão será conhecido como o momento crucial em que conseguimos mudar o rumo do nosso sistema financeiro global, finalmente desbloqueando economias realmente baseadas em comunidade, rumo a um sistema financeiro mais eficiente, justo e inclusivo.

*Bruno Maia é head de ecosystem growth da Cartesi.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:BlockchainTokenizaçãoTecnologiaInovação

Mais de Future of Money

Bitcoin rumo aos US$ 150 mil? Entenda os principais gatilhos para novas altas

BTG projeta alta da Solana para US$ 200 e faz recomendação a clientes com lucro potencial de 22,5%

Criptomoedas meme acompanham bitcoin e disparam; veja maiores altas

Robinhood vai ser investigada nos EUA por propaganda enganosa com cripto