Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Rússia adia lançamento de Rublo Digital, mas busca 'adoção em massa' no país

Moeda digital de banco central está sendo testada no país desde 2023, mas lançamento para a populaçaõ foi adiado

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 15h11.

Tudo sobreRússia
Saiba mais

A presidente do Banco Central da Rússia anunciou na última quinta-feira, 27, que decidiu postergar a "introdução" do Rublo Digital para a população, sem dar uma nova data para o lançamento. A moeda digital de banco central (CBDC) está sendo testada pelo país desde 2023.

Elvira Nabiullina afirmou em um evento sobre o futuro da economia da Rússia que o Rublo Digital vai complementar outras formas de dinheiro que já existem na economia russa e que o número de participantes dos testes com o piloto está aumentando "gradualmente".

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

Inicialmente, esperava-se que o lançamento ocorreria em julho de 2025, quando as primeiras transações usando a moeda digital poderiam ser realizadas. Em seguida, haveria uma expansão do projeto em julho de 2026 e outra prevista para julho de 2027.

A autarquia já havia anunciado que a introdução da CBDC junto à população ocorreria em fases. Entretanto, a opção agora foi de postergar a primeira fase. Nabiullina disse que as novas datas para o lançamento da moeda digital serão anunciadas no futuro, mas não informou quando.

"A nossa intenção é caminhar para uma adoção em massa do Rublo Digital, mas isso ocorrerá mais tarde do que o planejado originalmente. Nós vamos finalizar todos os detalhes do piloto e realizar conversas com bancos sobre o modelo econômico mais atrativo para os seus clientes e negócios", explicou.

Nabiullina informou ainda que o piloto do Rublo Digital conta no momento com 15 bancos, 1,7 mil pessoas e pouco mais de 30 empresas. O Banco Central da Rússia tornará o uso da plataforma da CBDC obrigatória para todos os bancos, mas com adoção gradual.

"Os componentes que serão obrigatórios para garantir a segurança das informações serão fornecidos por nós gratuitamente para os bancos. O módulo de software que será incorporado foi criado e será transferido para as organizações, e os bancos podem escolher a melhor forma", afirmou a vice-presidente da autarquia, Zulfiya Kakhramonov.

O projeto de CBDC da Rússia se soma a um conjunto de iniciativas ao redor do mundo. No Brasil, o Drex - a CBDC brasileira - também está em fase de testes e não tem previsão de lançamento para a população, mas recentemente o coordenador do projeto disse que a autarquia quer que isso ocorra "em breve".

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:RússiaCriptoativos

Mais de Future of Money

Brasil retira R$ 70 milhões em semana pessimista dos fundos de criptomoedas

América Latina vai ter 'enormes oportunidades' no mercado Web3, aponta estudo

Investigação revela maior roubo da história do mercado cripto, que ficou em segredo por 5 anos

Autor de Pai Rico, Pai Pobre prevê queda do bitcoin e quer dobrar posição caso "maldição" aconteça