m relação à instalação, o aumento anual dos aplicativos relacionados a criptomoedas no mundo superou 400% (Bloomberg/Getty Images)
Cointelegraph Brasil
Publicado em 7 de abril de 2022 às 10h30.
Dados do relatório “Fintech deep dive: digital currencies 2022 playbook”, divulgado esta semana pela plataforma de análise de mercado mobile Adjust e o provedor de inteligência de aplicativos Apptopia apontaram um crescimento mundial de 902% na utilização de aplicativos de criptomoedas em um comparativo entre o quarto trimestre do ano passado com o mesmo período de 2020, período em que a América Latina registrou um salto de 182%. Entre os dados divulgados também estão as métricas de números e duração das sessões diárias, que também conferem superioridade dos apps cripto em comparação com plataformas correlatas, como aplicativos de negociação de ações, por exemplo.
O ecossistema de aplicativos de troca de criptomoedas teve um crescimento significativo em 2021, conforme a duração das sessões aumentaram e mais pessoas se voltaram para o celular como porta de entrada para ativos digitais. Na CoinDCX, conseguimos aproveitar esse momento e nos adaptar às mudanças no usuário comportamento e padrões mantendo-se ágil e experimentando canais de UA e estratégias – o que torna a Adjust uma parte essencial de nossa pilha de tecnologia de marketing, disse o Head of Brand & Marketing da CoinDCX Ramalingam Subramanian.
Em relação à instalação, o aumento anual dos aplicativos relacionados a criptomoedas no mundo superou 400% e as sessões de uso registraram crescimento de 567%, embora a Apptopia tenha mapeado uma queda de 49% nos downloads nos segundo e terceiro semestre, o que foi revertido no quarto trimestre de 2021, quando as novas instalações aumentaram em 106%.
O levantamento também comparou as métricas de frequência e durabilidade de uso dos aplicativos de criptomoedas com os de outros correlatos:
Os aplicativos de criptografia superam os aplicativos de negociação de ações no envolvimento do usuário. Comparamos aplicativos de criptografia com aplicativos de negociação de ações, que têm experiências de usuário, funcionalidades e públicos muito semelhantes. Em 2021, os aplicativos de criptografia superaram os aplicativos de negociação de ações em métricas de envolvimento do usuário, como duração das sessões, sessões por usuário por dia, taxas de retenção e aderência, indicando uma base de usuários engajada e de alta retenção para aplicativos de criptografia, diz o documento.
Uma das métricas é a de retenção, que mede o número médio de sessões diárias por usuário dos aplicativos. No terceiro trimestre, o número médio de sessões saltaram de 2,27 para 3,76 em 30 dias, enquanto o número médio em aplicativos de negociação de ações variou entre 1,64 e 3,08, no máximo.
Um dos gráficos apresentados pela plataforma diz respeito à duração média das sessões, o que também confere superioridade para os aplicativos de criptomoedas com 15,16 minutos por sessão, cerca de 30% mais do que os 11,71 minutos das negociações de ações e três vezes mais do que os 5,01 minutos dos aplicativos bancários e os 5,02 dos aplicativos de pagamento.
Em relação ao TOP 10, os aplicativos mais usados, segundo o levantamento, são:
1 – Binance; 2 – Crypto.com; 3 – Coinbase; 4 – Trust Wallet; 5 – MetaMask; 6 – Coinbase Wallet; 7 – eToro; 8 – CoinMarketCap; 9 – CoinSwitch; 10 – CoinCDX.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok