(Reprodução/Reprodução)
Redação Exame
Publicado em 3 de outubro de 2023 às 09h30.
O Centro de Inovação da Visa na América Latina e Caribe, em parceria com a Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI), lançou recentemente um relatório apontando “três grandes oportunidades no metaverso” e como empresas podem explorá-las em uma “Nova era de interações digitais e desenvolvimento econômico”.
Intitulado “Desbloqueando o potencial do metaverso”, o relatório faz um panorama do Metaverso, suas perspectivas futuras e o impacto da convergência entre Web3, computação espacial, realidade virtual e realidade aumentada (RV-RA), e IA generativa nas aplicações da vida real.
De acordo com a Visa, empresas podem criar experiências imersivas e contribuir “para que todos prosperem neste mundo digital competitivo”.
O metaverso surgiu como uma nova tecnologia em 2021, ainda que o termo seja bem mais antigo e frequente livros de ficção-científica. No entanto, ainda muito dependente de óculos de realidade virtual e outros acessórios, o tema não obteve o sucesso esperado até o momento.
Mas “com os recentes avanços, especialmente no setor de computação espacial, o metaverso vem se transformando rapidamente em uma realidade tangível”, destacou Roberta Isfer, diretora executiva de inovação para a América Latina e Caribe da Visa.
De acordo com a pesquisa, jogos eletrônicos, comércio de varejo e educação são as três grandes oportunidades no metaverso atualmente. Além da Visa, outras pesquisas já apontaram os jogos eletrônicos como o principal fator que impulsionará a adoção de tecnologias como blockchain e NFTs no futuro.
“A pesquisa destaca a importância de uma abordagem gradual para educar os consumidores, desenvolver casos de uso viáveis e garantir a segurança. Há cada vez mais soluções financeiras baseadas em blockchain sendo disponibilizadas aos consumidores, incluindo pagamentos transfronteiriços, tokenização de ativos do mundo real e a transferência de titularidade de um carro ou casa“, disse Lindsay Lehr, diretora geral da Payments and Commerce Market Intelligence.
“Com a Web3 e o metaverso, esses casos de uso do mundo real poderão ocorrer em mundos virtuais, para fontes de valor físicas e digitais, desbloqueando novas fontes de liquidez, riqueza, comércio e negócios. O aumento do uso de blockchain e de moedas digitais no comércio físico do mundo real e na Web2 desbloqueará naturalmente cada vez mais possibilidades para o metaverso“, acrescentou.
Para que este futuro tecnológico e virtual seja possível, no entanto, empresas do setor precisam priorizar seus esforços em relação a experiência do usuário, acessibilidade, interoperabilidade, escalabilidade, integração de blockchain e desenvolvimento de marcos regulatórios robustos e seguros para o setor.
Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok