Future of Money

Regulador financeiro do Reino Unido defende tokenização de fundos de investimento

Associação de investidores do país divulgou proposta para criação de fundos tokenizados que conta com o apoio do governo

Tokenização ainda enfrenta desafios, mas traz vantagens que favorecem crescimento (Reprodução/Reprodução)

Tokenização ainda enfrenta desafios, mas traz vantagens que favorecem crescimento (Reprodução/Reprodução)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 27 de novembro de 2023 às 10h58.

Última atualização em 27 de novembro de 2023 às 11h29.

Os gestores de investimentos no Reino Unido estão recebendo apoio regulatório para aproveitar a tecnologia blockchain para tokenizar fundos, rompendo com os sistemas convencionais de manutenção de registros. A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) se posicionou de forma favorável ao tema nesta semana.

Um relatório recente publicado pela Associação de Investimentos argumentou que a tokenização de fundos – que se refere à emissão de unidades ou ações tokenizadas em tecnologia de registro distribuído (DLT, na sigla em inglês) – levará a uma indústria financeira mais eficiente e transparente.

Em particular, a organização afirma que a utilização de um sistema de manutenção de registos em tempo real, compartilhado por todas as partes que prestam serviços ao fundo, poderá reduzir os custos de administração do fundo e simplificará o processo de reconciliação, permitindo tempos de liquidação mais rápidos.

Sarah Pritchard, diretora executiva de mercados e internacionais da Autoridade de Conduta Financeira (FCA), enfatizou que, embora o regulador esteja aberto a explorar caminhos inovadores para gestores de ativos, ele também deve delinear os riscos potenciais:

“Este é um marco emocionante e abre caminho para explorar casos de uso mais transformadores no futuro. Queremos apoiar as empresas na implementação de soluções tecnológicas que melhorem e fortaleçam a indústria de gestão de ativos do Reino Unido, ao mesmo tempo que abordam riscos e danos potenciais", destacou.

Proposta para tokenização de fundos

Enquanto isso, o relatório  publicado pela Associação de Investidores do Reino Unido propôs alguns princípios para a implementação de fundos tokenizados. Eles incluem garantir a relevância para os investidores nacionais e internacionais e evitar um enfoque restrito apenas na indústria de gestão de ativos de investimento.

“Oferecer oportunidades ao maior número possível de empresas em todo o setor, em vez de se concentrar em qualquer tipo específico de empresa, tipo de produto, classe de ativos ou grupo de clientes”, observou o relatório. Além disso, o documento pontua a necessidade de um roteiro de acompanhamento para a entrega e um foco na competitividade e eficiência no setor.

O fundo teria de ser estabelecido no Reino Unido e autorizado pela FCA, além de aderir aos padrões tradicionais do setor financeiro. O relatório propõe ainda que as regras legais e regulamentares permaneceriam as mesmas. Em uma declaração separada, o governo do Reino Unido reiterou o seu apoio ao modelo proposto, declarando o seu compromisso em melhorar abordagens inovadoras no país.

“O governo acolhe calorosamente esta publicação. Irá promover um debate mais amplo sobre o papel da tecnologia na gestão de ativos e sinaliza que o Reino Unido acolhe bem a inovação e está aberto aos novos e entusiasmantes negócios do futuro", afirmou o governo.

yt thumbnail

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:TokenizaçãoReino UnidoFundos de investimento

Mais de Future of Money

Iniciante em cripto? 5 passos para começar com o pé direito

Banco Central anuncia 2ª fase de consulta pública para regulamentação de criptomoedas no Brasil

Começa em SP o maior evento brasileiro de bitcoin: conheça a Satsconf

ETF de bitcoin da BlackRock ultrapassa o de ouro em ativos sob gestão meses após lançamento