Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Regulação clara para criptomoedas é um tema prioritário, diz novo presidente da SEC

Paul Atkins afirma que SEC pode rever boa parte da regulação para o mercado de criptomoedas sem uma lei específica no país

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 25 de abril de 2025 às 18h19.

Tudo sobreSEC
Saiba mais

Paul Atkins, o novo presidente da SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) afirmou na última quinta-feira, 24, que a regulação do mercado de criptomoedas está entre as "prioridades" do seu novo mandato. Ele tomou posse nesta semana após ser aprovado pelo Senado do país.

Em entrevista à imprensa, Atkins disse que planeja rever as regras do regulador para o mercado, indicando que pretende reduzir a rigidez adotada pelo seu antecessor, Gary Gensler. E ele acredita que é possível realizar mudanças mesmo sem uma lei específica para o mercado.

"É sempre bom contar com a contribuição do Congresso, e se existir um estatuto legal para pautar o que estamos fazendo, eu acho que vai ser melhor. Mas nós temos um amplo espaço de manobra para trabalhar a partir das regras e das leis atuais", disse o regulador.

Atkins defendeu que a SEC precisa dar uma "clareza regulatória" para o mercado de criptomoedas. O regulador também pretende avaliar se é necessário mudar as regras de custódia de ativos para "acomodar os criptoativos e a tecnologia blockchain".

"Uma das grandes prioridades da minha gestão vai ser fornecer uma fundação regulatória firme para os ativos digitais", resumiu o novo presidente da SEC. Ele não indicou, porém, quanto tempo deve demorar para a criação de novas regras para as criptomoedas.

Atkins afirmou ainda que o "próprio mercado parece indicar que o arcabouço regulatório atual precisa desesperadamente de atenção", destacando que a inovação envolvendo criptomoedas foi "freada durante os últimos anos" pelas regras adotadas pela SEC.

O novo presidente da SEC chegou a ser questionado sobre o lançamento de uma criptomoeda meme própria pelo presidente Donald Trump e como o projeto afetava a credibilidade da política para ativos digitais no regulador, mas ele não quis comentar o caso.

A expectativa do mercado é que Atkins adote uma nova classificação para a maior parte das criptomoedas, abandonando a definição de valor mobiliário. Isso abriria espaço para a aprovação de ETFs de diversos ativos digitais. Atualmente, a SEC avalia mais de 70 pedidos referentes a ETFs de criptos.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:SECCriptomoedasETFs

Mais de Future of Money

Ethereum não vai sobreviver por mais 10 anos, diz um dos fundadores do projeto

Tokenização de imóveis vai criar mercado de US$ 4 trilhões até 2035, diz Deloitte

Ark Invest, de Cathie Wood, diz que bitcoin pode valer US$ 2,4 milhões até 2030

Brasil sai na frente e primeiro ETF de XRP do mundo estreia na Bolsa de Valores