Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Projeto Cripto: SEC anuncia programa para transformar EUA em 'capital mundial das criptomoedas'

Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos vai mudar postura em relação ao mercado cripto, definidos como a "próxima era de ouro das finanças"

SEC: regulador vai adotar medidas para incentivar mercado cripto (Andrew Kelly/Reuters)

SEC: regulador vai adotar medidas para incentivar mercado cripto (Andrew Kelly/Reuters)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 31 de julho de 2025 às 17h15.

Tudo sobreSEC
Saiba mais

A SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) divulgou nesta quinta-feira, 31, o seu "Projeto Cripto", que tem o objetivo de contribuir para a transformação dos EUA na "capital mundial das criptomoedas". Assinado pelo presidente do órgão regulador, o plano marca uma mudança profunda de postura da agência desde o início do ano.

Paul Atkins, presidente da SEC nomeado por Donald Trump, afirma que o momento atual é "decisivo para [garantir] a liderança norte-americana nos mercados de criptoativos". Para isso, ele defende uma postura mais branda da SEC em relação ao setor e com regras específicas.

Durante o governo Biden, o então presidente da SEC Gary Gensler se tornou uma das figuras mais criticadas pelo mercado de criptomoedas exatamente por adotar a postura contrária. Ele processou ou ameaçou processar grandes empresas e projetos do setor e tentou aplicar a regulação geral do mercado para as criptos.

"Nosso arcabouço regulatório não precisa estar ancorado em um passado analógico — insensível a novas fronteiras. Afinal, o futuro está chegando a todo vapor, e o mundo não está esperando. Os Estados Unidos precisam fazer mais do que apenas acompanhar o ritmo da revolução dos ativos digitais. Precisamos impulsioná-la", defendeu Atkins.

O presidente da SEC afirma que as criptomoedas vão criar uma "nova era de ouro para as finanças", o que obriga o regulador a atualizar seus processos e regras.

"O Projeto Cripto ajudará a garantir que os Estados Unidos continuem sendo o melhor lugar do mundo para iniciar um negócio, desenvolver tecnologias de ponta e participar do mercado de capitais. Vamos resgatar os negócios de criptomoedas que abandonaram nosso país", defendeu.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

Atkins disse que a SEC deve formular novas regras, mais "claras e simples" para a distribuição, custódia e negociação de criptomoedas. Enquanto isso, a ideia é usar regras temporárias que "não destruam a inovação e o empreendedorismo".

Ele também defendeu a criação de regras que incentivem o desenvolvimento de "superapps" com ofertas amplas de diferentes produtos financeiros, de criptomoedas a ações. Atkins também pretende incentivar a adoção de sistemas de software em blockchains, com a correspondente tokenização de ativos tradicionais.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:SECCriptomoedasCriptoativosDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Future of Money

Banco Central não abandonou tecnologia blockchain, diz coordenador do Drex

UBS conclui 1ª transação entre bancos na Ethereum usando tokens de depósitos bancários

Rio de Janeiro quer ser ‘cidade de cripto’, afirma vice-prefeito

Nubank vai testar integração de 'dólar digital' com cartão de crédito, diz Campos Neto