Patrocínio:
SEC: regulador vai adotar medidas para incentivar mercado cripto (Andrew Kelly/Reuters)
Editor do Future of Money
Publicado em 31 de julho de 2025 às 17h15.
A SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) divulgou nesta quinta-feira, 31, o seu "Projeto Cripto", que tem o objetivo de contribuir para a transformação dos EUA na "capital mundial das criptomoedas". Assinado pelo presidente do órgão regulador, o plano marca uma mudança profunda de postura da agência desde o início do ano.
Paul Atkins, presidente da SEC nomeado por Donald Trump, afirma que o momento atual é "decisivo para [garantir] a liderança norte-americana nos mercados de criptoativos". Para isso, ele defende uma postura mais branda da SEC em relação ao setor e com regras específicas.
Durante o governo Biden, o então presidente da SEC Gary Gensler se tornou uma das figuras mais criticadas pelo mercado de criptomoedas exatamente por adotar a postura contrária. Ele processou ou ameaçou processar grandes empresas e projetos do setor e tentou aplicar a regulação geral do mercado para as criptos.
"Nosso arcabouço regulatório não precisa estar ancorado em um passado analógico — insensível a novas fronteiras. Afinal, o futuro está chegando a todo vapor, e o mundo não está esperando. Os Estados Unidos precisam fazer mais do que apenas acompanhar o ritmo da revolução dos ativos digitais. Precisamos impulsioná-la", defendeu Atkins.
O presidente da SEC afirma que as criptomoedas vão criar uma "nova era de ouro para as finanças", o que obriga o regulador a atualizar seus processos e regras.
"O Projeto Cripto ajudará a garantir que os Estados Unidos continuem sendo o melhor lugar do mundo para iniciar um negócio, desenvolver tecnologias de ponta e participar do mercado de capitais. Vamos resgatar os negócios de criptomoedas que abandonaram nosso país", defendeu.
Atkins disse que a SEC deve formular novas regras, mais "claras e simples" para a distribuição, custódia e negociação de criptomoedas. Enquanto isso, a ideia é usar regras temporárias que "não destruam a inovação e o empreendedorismo".
Ele também defendeu a criação de regras que incentivem o desenvolvimento de "superapps" com ofertas amplas de diferentes produtos financeiros, de criptomoedas a ações. Atkins também pretende incentivar a adoção de sistemas de software em blockchains, com a correspondente tokenização de ativos tradicionais.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube | Telegram | TikTok