Future of Money

Pesquisa revela que 47% dos investidores esperam que Ethereum supere o Bitcoin

De cinco opções, Ethereum é a que tem a maior chance de superar o bitcoin, segundo investidores

 (Reprodução/Reprodução)

(Reprodução/Reprodução)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 21 de julho de 2023 às 09h00.

A Fidelity Digital Assets lançou um 'Relatório de Sinais do 2º trimestre de 2023' em 18 de julho, no qual afirmou que a perspectiva do ether para os próximos 12 meses e para o longo prazo é positiva. No acumulado do ano, o preço do ether subiu 62%, mas, embora a empresa de investimentos possa ter uma visão otimista de curto prazo do ether, isso não significa que eles acreditam que o canal de alta de um mês será mantido.

Além dos indicadores técnicos, a justificativa por trás da perspectiva otimista da Fidelity para o ether no relatório é a taxa de queima da rede em comparação com a emissão de moedas, o "momentum de novos endereços" e o crescimento no número de validadores de rede.

De acordo com o relatório da Fidelity, a emissão líquida desde a atualização The Merge em setembro de 2022 resultou em uma diminuição líquida de mais de 700 mil ether. Além disso, os analistas afirmam que o aumento no número de endereços Ethereum que realizaram transações pela primeira vez prova uma adoção saudável da rede, de acordo com dados da Glassnode.

O relatório também aponta um aumento de 15% no número de validadores ativos do Ethereum no segundo trimestre.

A expectativa em torno do EIP-1153 também está ganhando impulso para a rede Ethereum, pois o "opcode de armazenamento transitório" melhora a eficiência dos contratos inteligentes, reduz os custos e amplifica o design da Máquina Virtual Ethereum (EVM). A mudança é especialmente significativa para as exchanges descentralizadas (DEX), onde a dominância da rede Ethereum caiu de 60% para 46% nos últimos seis meses, de acordo com dados do DefiLlama.

Atualização do Dencun esperada para reduzir os custos de transação

Outro fator potencialmente otimista para a rede Ethereum é a atualização antecipada na principal DEX, a Uniswap. De acordo com uma apresentação em 17 de julho na Ethereum CC, a próxima versão Uniswap V4 permitirá que os usuários criem diversos tipos de pools usando botões programáveis (hooks), suporte nativo ao ether e um contrato singleton que realiza transações internas antes de definir os saldos finais.

O anúncio aumentou a probabilidade de que o EIP-1153 seja incluído na próxima atualização "Dencun", o que causou reações de Scott Lewis, co-fundador do Slingshot e do DefiPulse:

"Fiquei sabendo que a Uniswap Labs conseguiu incluir o EIP-1153 em Cancun. Eles mantiveram os detalhes sobre o desejo do EIP-1153 em segredo da comunidade, publicando o v4 somente após a inclusão ter sido finalizada. Governança informal capturada por um monopólio com fins lucrativos alinhado com insiders. Dia triste", publicou Scott Lewis no Twitter.

Se aprovada, a implementação será vital para que a rede ethereum recupere a participação de mercado perdida devido às altas taxas de gás, uma vez que a média de 7 dias está acima de US$ 4 desde fevereiro. Como consequência, o valor total bloqueado (TVL) da ethereum atingiu seu nível mais baixo desde abril de 2020, em 13,55 milhões de ETH, de acordo com o DefiLlama.

Além disso, a atividade de aplicativos descentralizados (Dapp) diminuiu, conforme mostram os dados de 30 dias de carteiras ativas únicas do DappRadar: Uniswap -28%, 1inch Network -14%, MetaMask Swap -8% e OpenSea -5%. Em comparação, no mesmo período, a PancakeSwap da BNB Chain teve um aumento de 10% e o número de usuários do Uniswap na Polygon aumentou 8%.

As métricas de derivativos permanecem estáveis

Os futuros trimestrais do ether têm sinalizado preocupação entre os traders profissionais. Esses contratos de prazo fixo geralmente são negociados com um prêmio de 5% a 10% em relação aos mercados à vista para compensar o pagamento atrasado, situação conhecida como contango.

De acordo com dados da Laevitas, o prêmio dos futuros trimestrais do ether atualmente está em 4%, abaixo do limiar neutro e menor do que os 5,5% vistos em 14 de julho. Esse indicador é uma evidência clara de que os traders estão menos propensos a usar alavancagem para posições de alta no ether.

De forma preocupante, os ganhos de 59% do ether neste ano podem ter levado os investidores a se tornarem excessivamente otimistas. Uma recente pesquisa do CryptoVantage com 1.000 norte-americanos que investiram em criptomoedas nos últimos cinco anos constatou que 46% citaram o ether como o principal concorrente para superar o bitcoin.

Esta é uma visão um tanto surpreendente, mas pode ser enganadora, uma vez que a pesquisa não perguntou se outra moeda eventualmente superaria o bitcoin, então os entrevistados não necessariamente colocam grandes chances nesse resultado.

A análise da Fidelity apresentou razões válidas para sua perspectiva otimista do desempenho do preço do ether nos próximos 12 meses, mas no curto prazo, as altas taxas de gás recorrentes e a falta de interesse dos compradores alavancados sinalizam maiores chances de que o preço do ether rompa o suporte do canal de alta.

Faça o seu dinheiro crescer! Invista em criptomoedas com Mynt e comece a lucrar hoje mesmo. 

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosEthereumBitcoin

Mais de Future of Money

Trump lança criptomoeda própria, que dispara 10.000% e já vale US$ 5,4 bilhões

Como a tokenização pode aliviar o custo de captação das pequenas e médias empresas?

Quem é Ross Ulbricht? Criador de site da Dark Web ligado ao bitcoin pode ser solto por Trump

Senadora pede explicação para venda de bitcoin pelos EUA e alerta para prejuízos anteriores