Future of Money

Paraguai pode suspender mineração de bitcoin após problemas com gasto de energia

Expansão de operações de mineração de criptomoeda se tornou problema para o país, que tem buscado combater atividades ilegais

Paraguai tem atraído operações de mineração de bitcoin (Foto/Reprodução)

Paraguai tem atraído operações de mineração de bitcoin (Foto/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 5 de abril de 2024 às 12h25.

Última atualização em 5 de abril de 2024 às 16h29.

Um grupo de 15 senadores do Paraguai apresentou nesta semana um projeto de lei que busca suspender a mineração de bitcoin e outras criptomoedas no país. A justificativa apresentada pelos legisladores é que a atividade tem causado problemas tanto de consumo energético quanto de práticas ilegais, devido à falta de regulamentação sobre o tema.

A proposta dos senadores com o projeto é de "proibir temporariamente a criação, conservação, armazenamento e comercialização de ativos virtuais ou criptoativos, criptomoedas e a instalação de centros de mineração de criptomoedas em todo o território paraguaio".

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

A princípio, a proibição duraria 180 dias ou até que o país criasse uma regulamentação específica para o setor. Apesar do amplo escopo da proposta, os próprios legisladores destacaram que a principal preocupação é a mineração de bitcoin, devido ao alto consumo energético das operações.

Na visão dos políticos, é necessário que o país crie uma infraestrutura capaz de suportar as operações de mineração sem afetar a atual rede de energia. No momento, o país tem enfrentado uma onda de calor que aumentou o gasto energético em todo o território, trazendo à tona discussões sobre a situação da infraestrutura do país na área.

Por outro lado, alguns integrantes do mercado de criptomoedas criticaram o amplo escopo do projeto. Na visão deles, a proibição ao armazenamento de criptoativos pode resultar na proibição de atividades como staking de ativos digitais ou até o armazenamento em carteiras digitais.

Ainda não se sabe se o projeto será aprovado pelo Senado do Paraguai. Entretanto, o grupo de senadores por trás da iniciativa representa um terço dos atuais 45 senadores do país, indicando que a proposta terá força para ser analisada pelos legisladores nos próximos meses.

Mineração de bitcoin no Paraguai

O Paraguai tem ganhado destaque internacional no mercado de mineração de criptomoedas devido à abundância de fontes renováveis de energia e com um custo baixo, garantindo mais lucratividade para as operações de mineração e evitando a associação do processo com impactos no meio ambiente.

Recentemente, autoridades do Paraguai anunciaram a criação de uma nova estratégia de combate à mineração ilegal de bitcoin no país. O Ministério Público e o Poder Judicial paraguaios serão os responsáveis por implementar o plano em meio a uma disparada de operações ilegais nos últimos anos.

Em um comunicado sobre o tema, as autoridades destacaram que a mineração ilegal de criptomoedas têm "afetado a qualidade do serviço de energia elétrica" no Paraguai. Nesse sentido, o país pretende "articular ações conjuntas voltadas para o combate às ligações irregulares no fornecimento de energia elétrica por pessoas que exercem atividade de criptomineração".

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Mineração de bitcoinParaguaiBitcoinCriptomoedas

Mais de Future of Money

Senadora pede explicação para venda de bitcoin pelos EUA e alerta para prejuízos anteriores

Próximo secretário do Tesouro dos EUA afirma ser contra criação de Dólar Digital

Criptomoeda meme dogecoin pode ganhar ETF nos EUA ainda em 2025, diz empresa

Tether, maior empresa de stablecoins do mundo, anuncia mudança de sede para El Salvador