Future of Money

Os riscos da postura restritiva dos Estados Unidos em relação à inovação blockchain

Cenário norte americano pode representar oportunidades para países mais abertos, como o Brasil

. (Reprodução/Reprodução)

. (Reprodução/Reprodução)

Lucas Rangel
Lucas Rangel

Especialista de produtos de ativos digitais no BTG Pactual

Publicado em 8 de julho de 2023 às 10h00.

Última atualização em 5 de dezembro de 2023 às 18h34.

Toda grande inovação cria a oportunidade de países saírem na frente abraçando essa nova tecnologia ou deixar o conservadorismo atrapalhar este processo. Estamos vivendo exatamente esse momento no mercado financeiro global.

A tecnologia blockchain está construindo os futuros trilhos do mercado financeiro e cada vez mais tendo adoção tanto corporativa, quanto de pessoas físicas, mas nem todos estão abraçando essa ideia. A SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) está sendo bem restritiva.

  • A PLATAFORMA CRYPTO BRASILEIRA QUE ACEITA PIX NO DEPÓSITO. Invista em criptomoedas e faça seus depósitos em reais com a segurança do Pix. A Mynt tem atendimento 24 horas, todos os dias; Acredite no poder da economia digital e saia na frente. Abra sua conta com taxa zero.

Aliás, desde o início a SEC e seu chairman Gary Gensler se posicionam de maneira contrária aos criptoativos e ultimamente a ofensiva vem ainda mais forte, processando as maiores corretoras que operam nos Estados Unidos, inclusive a Coinbase que possui capital aberto na Nasdaq, que acaba sendo um pouco contraditório.

Esse tipo de atuação da SEC com uma falta de clareza regulatória e o rigor excessivo, estão desencorajando empreendedores e empresas americanas de desenvolverem soluções nesse mercado. Isso cria um ambiente de negócios arriscado e imprevisível, dificultando a conformidade e inibindo a inovação no setor.

Para impulsionar o crescimento, é necessário estabelecer regulamentações equilibradas que incentivem a inovação sem comprometer a segurança e proteção dos consumidores. Enquanto isso, países mais abertos, como o Brasil, podem se beneficiar dessa situação.

O Brasil se destaca como um país que adota uma postura acolhedora em relação à inovação blockchain, se destacando pelo progresso regulatório e uma colaboração efetiva entre players e reguladores. Grandes projetos já são vistos progredindo de forma concreta no país.

Por exemplo, aqui vemos um Banco Central engajado, criando o projeto do Real Digital, podemos ver também o BTG Dol, sendo a primeira stablecoin lastreada em dólar emitida por um banco no mundo e diversos outros projetos super significativos para mercado. Com isso, o Brasil está se consolidando como uma potência emergente no cenário global das criptomoedas.

Impactos no futuro

É possível vislumbrar diferentes futuros econômicos para ambos os países. O Brasil, ao promover um ambiente regulatório que estimula o desenvolvimento do blockchain, poderia se tornar um polo global de tecnologia financeira, atraindo investimentos e talentos, impulsionando a criação de startups e fomentando o crescimento econômico.

Com sua vasta população e crescente adoção de criptomoedas, o Brasil poderia se consolidar como um líder no desenvolvimento de soluções baseadas em blockchain, abrindo portas para a inclusão financeira e impulsionando setores como pagamentos, remessas, contratos inteligentes e financiamento descentralizado.

Por outro lado, os Estados Unidos, com uma regulação mais hostil, poderiam enfrentar desafios para se adaptar e perder a oportunidade de liderar a inovação e o desenvolvimento no mercado financeiro global.

Agora vamos esperar os próximos capítulos dessa história e ver o que o futuro nos aguarda! Eu estou bem otimista com o que está por vir.

A PLATAFORMA CRYPTO BRASILEIRA QUE ACEITA PIX NO DEPÓSITO. Invista em criptomoedas e faça seus depósitos em reais com a segurança do Pix. A Mynt tem atendimento 24 horas, todos os dias; Acredite no poder da economia digital e saia na frente. Abra sua conta com taxa zero.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosBlockchain

Mais de Future of Money

Superquarta: Fed anuncia decisão rara e mercado de criptomoedas reage; entenda

"Sistema financeiro da internet vai ser construído em blockchain", diz CEO da Circle

99 usa IA para recuperar mais de 300 mil transações “perdidas” com cartão de crédito

Relação ether/bitcoin cai para menor nível desde 2021: por que isso é importante para investidores?