Future of Money

'Os EUA têm medo', diz presidente de El Salvador sobre uso do bitcoin

Presidente reage ao novo projeto de lei aprovado no Senado norte-americano que visa acompanhar e investigar o uso das criptomoedas em El Salvador

Nayib Bukele é o presidente de El Salvador responsável pela adoção do bitcoin como moeda legal no país (Camilo Freedman/Bloomberg/Getty Images)

Nayib Bukele é o presidente de El Salvador responsável pela adoção do bitcoin como moeda legal no país (Camilo Freedman/Bloomberg/Getty Images)

Cointelegraph Brasil

Cointelegraph Brasil

Publicado em 25 de março de 2022 às 10h30.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, reagiu à notícia de que a recém-proposta Accountability for Cryptocurrency in El Salvador Act (ACES) foi aprovada no Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA e agora será votada no Senado. O projeto de lei busca acompanhar e investigar o uso do bitcoin no país da América Central. O líder nacional de 40 anos respondeu no Twitter:

"Nunca em meus sonhos mais loucos eu teria pensado que o governo dos EUA teria medo do que estamos fazendo aqui", publicou o presidente Nayib Bukele.

Na quarta-feira, 23 de março, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou o projeto de lei, patrocinado pelos senadores James Risch, Bill Cassidy e Bob Menendez. O comitê aprovou o projeto de lei S. 3666 (ACES) que deveria “mitigar os riscos relacionados à adoção do Bitcoin como moeda legal por El Salvador” e ao S. 816, “legislação para recalibrar a tolerância ao risco do Departamento de Estado no exterior”.

(Mynt/Divulgação)

A legislação ACES foi introduzida pela primeira vez em 16 de fevereiro de 2022. Se o ato obtiver a aprovação do Plenário do Senado, exigiria que o governo federal avaliasse a promulgação da lei bitcoin em El Salvador e determinasse se a nação pode “mitigar o impacto financeiro e riscos de integridade e segurança cibernética” e atender aos requisitos da Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI). Após 60 dias de avaliação, os órgãos devem apresentar planos de ação.

Imediatamente após a introdução do projeto de lei ACES em fevereiro, Bukele exigiu que os EUA “ficassem de fora” dos assuntos internos de El Salvador. “O governo dos EUA NÃO defende a liberdade e isso é um fato comprovado” – afirmou o líder salvadorenho. A data da votação do ACES no Senado dos EUA ainda não foi determinada.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinBlockchainCriptoativosCriptomoedasEl Salvador

Mais de Future of Money

Senadora pede explicação para venda de bitcoin pelos EUA e alerta para prejuízos anteriores

Próximo secretário do Tesouro dos EUA afirma ser contra criação de Dólar Digital

Criptomoeda meme dogecoin pode ganhar ETF nos EUA ainda em 2025, diz empresa

Tether, maior empresa de stablecoins do mundo, anuncia mudança de sede para El Salvador