Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

OpenSea perde espaço no mercado de NFTs com estratégia agressiva de rival

Marketplace Blur combinou liberação gratuita de tokens com corte de taxas para atrair clientes e vem crescendo no segmento

Novo marketplace de NFTs está crescendo no mercado (Reprodução/Reprodução)

Novo marketplace de NFTs está crescendo no mercado (Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 7 de março de 2023 às 17h49.

O OpenSea é considerado o maior marketplace do mundo para negociação de tokens não-fungíveis (NFTs, na sigla em inglês), mas nas últimas semanas ele tem sofrido abalos nessa hegemonia. Tudo começou com o lançamento do Blur, um outro marketplace para negociar colecionáveis digitais que adotou uma estratégia agressiva para roubar clientes do rival.

Dados da plataforma Dune Analytics apontam que o Blur, que foi lançado há meses, concentrou 82% da fatia de todo o volume de negociações na rede Ethereum na semana passada. A expansão do marketplace ocorre mesmo em meio aos esforços do OpenSea para manter seus clientes.

O Blur foi lançado junto com um airdrop, uma espécie de distribuição gratuita, do token associado ao markerplace, o BLUR. Desde então, a plataforma tem tido mais de 70% do volume de NFTs negociados na Ethereum diariamente. Além disso, ela não cobra taxas de transação.

Conforme a competidora começou a crescer, o OpenSea tomou a decisão de também isentar os negociadores do pagamento de taxas por transações. Mesmo assim, a decisão não parece ter freado o crescimento do Blur até o momento.

Um usuário do Dune Analytics destacou que, até o momento, o marketplace de NFTs distribuiu 12% de toda a oferta disponível do seu token, mas que os responsáveis pelo projeto já estão divulgando planos de realizar em breve um novo airdrop, desse vez de cerca de 10% da oferta total.

Segundo a Blur, é possível maximizar a quantidade recebida em cada distribuição por meio de "lealdade", o que demanda uma prova de que o usuário está listando os seus colecionáveis digitais exclusivamente no marketplace, retirando ele de circulação de rivais como o OpenSea.

O analista avaliou que "os usuários que se mudaram conheceram o Blur e viram melhor liquidez, e o preço mínimo costuma ser mais baixo e o preço de compra mais alto. Isso mostra que os usuários que migraram consideram o Blur um produto superior, mesmo agora que as taxas não estão mais baixas [que as do OpenSea]".

Já o analista Kofi Kufuor acredita que, no momento, a plataforma ainda possui os incentivos necessários para continuar crescendo e atraindo clientes. Entretanto, ele observou que 53% de todo o volume de negociações de NFTs no Blur vem das mesmas 500 carteiras digitais. Ele opinou que a estratégia do marketplace não dá sinais de sustentabilidade no longo prazo, o que pode levar a uma fuga de clientes.

Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:NFTsCriptoativosNFT

Mais de Future of Money

Bitcoin está se tornando reserva de valor, diz secretário do Tesouro dos EUA

Adeus USDT? Tether avalia lançar nova stablecoin para cumprir com regulação dos EUA

Efeito Trump: presidente faz mercado cripto saltar e depois perder quase todos os ganhos em 5 meses

EXAME amplia cobertura de criptomoedas e lança novas newsletters gratuitas; inscreva-se