OpenSea é o maior marketplace de NFTs do mundo (Getty Images/Reprodução)
Repórter do Future of Money
Publicado em 21 de agosto de 2023 às 15h25.
Última atualização em 21 de agosto de 2023 às 15h59.
O OpenSea, maior marketplace para negociação de tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês), anunciou na semana passada uma mudança na sua política de incentivo à remuneração de criadores dos tokens por meio de royalties. Desde então, porém, o mercado digita vem sofrendo críticas da comunidade cripto, incluindo grandes nomes.
Em um comunicado, o OpenSea explicou que havia lançado em 2022 uma ferramenta chamada Operator Filter, que permitia que os criadores de NFTs restringissem a venda de suas coleções apenas a marketplaces que obrigassem o pagamento de royalties por vendas secundárias.
A medida buscava "empoderar os criadores, dando maior controle sobre seus modelos de negócios na Web3". Entretanto, a empresa afirmou que o sucesso do projeto exigiria que todos os marketplaces e projetos da Web3 aderissem à ferramenta, o que não aconteceu.
Por isso, o OpenSea decidiu desativar o Operator Filter a partir de 31 de agosto. A partir dessa data, e até 29 de fevereiro de 2024, os criadores de NFTs ainda terão a restrição de negociação mantida. Depois disso, porém, ela será cancelada. Em seu lugar, o marketplace prometeu reforçar a identificação de mercados que realizam pagamento de royalties por negociação secundária.
"Para ser claro, as taxas dos criador não vão desaparecer — o que vai desaparecer é simplesmente a imposição ineficaz e unilateral delas", disse a empresa. Na prática, porém, o pagamento aos criadores passará a ser opcional a partir de fevereiro de 2024 nos casos de venda secundária. Para as coleções lançadas a partir de 31 de agosto, o pagamento já será opcional.
O anúncio gerou uma série de críticas e reações imediatas no mercado. O bilionário Mark Cuban, que é um dos investidores por trás do OpenSea, falou sobre o tema no X, antigo Twitter. Para ele, "não coletar ou pagar royalties de NFTs nas vendas é um erro gigantesco".
A medida, na visão dele, "diminui a confiança na plataforma e prejudica a indústria". Além dele, a empresa Yuga Labs, maior do mercado e responsável pelas mais populares coleções de NFTs, também criticou a decisão e anunciou que não vai oferecer novos colecionáveis no marketplace.
"Apesar dos NFTs sempre terem sido sobre os usuários realmente serem os donos dos ativos digitais, eles também significam uma forma de empoderar os criadores. A Yuga acredita em proteger os royalties de criadores como uma forma de garantir que eles sejam devidamente recompensados pelos seus trabalhos", declarou a companhia.
On @opensea's decision to sunset their Operator Filter. pic.twitter.com/ahc155WWkX
— Yuga Labs (@yugalabs) August 18, 2023
Para você que adora ler notícias de crypto, a Mynt é o aplicativo ideal para você. Invista e aprenda sobre crypto ao mesmo tempo com conteúdos descomplicados para todos os públicos. Clique aqui para abrir sua conta.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok