A pastel toned, multi-coloured image of two toned generic coin with Bitcoin symbol, arranged in a row, or chain along a curve against a multi coloured background. Denotes concept of block-chain and crypto-currency. With lots of copy space. (Getty Images/Reprodução)
Especialista em criptoativos
Publicado em 15 de fevereiro de 2025 às 10h00.
Mercado de criptomoedas lateralizado é igual a "água de salsicha", como eu costumo dizer. Fica monótono para os investidores, as dúvidas pipocam e muitos perdem o interesse.
O Índice de Medo e Ganância, métrica de sentimento, é um termômetro interessante dessa tendência. Nos últimos dias, ele vem apontando neutralidade, mas caminha na direção do “medo”. Isso significa que muita gente está desconfortável e inclinada a se desfazer de suas posições em cripto.
Parece um momento problemático, mas e se eu te contar que isso é bom para o seu portfólio?
Sim! Vamos entender, então, o que o investidor inteligente pode fazer nesse período de lateralização para se preparar para novas altas.
Ela acontece quando os preços dos ativos se movem dentro de um intervalo relativamente estreito, sem apontar uma tendência clara. É uma espécie de estabilidade temporária do mercado, em que os investidores e analistas aguardam a definição de um novo padrão.
A lateralização resulta de uma combinação de fatores e, atualmente, está especialmente ligada ao contexto macroeconômico. A incerteza gerada pelas políticas tarifárias do governo Trump e a questão dos juros na economia americana são fatores que podem afetar a liquidez do mercado.
De qualquer forma, o histórico mostra que períodos laterais precedem movimentos explosivos.
No gráfico do bitcoin abaixo, o retângulo da esquerda ilustra um período de 9 meses de lateralização em 2024, seguido por uma explosão no preço da moeda.
Agora, ao olharmos para 2025, percebemos um panorama semelhante. Embora o cenário atual possa frustrar investidores excessivamente focados no curto prazo, o padrão observado no passado sugere que essa fase é parte natural do ciclo do mercado.
Se analisarmos os pontos assinalados no retângulo de 2024, notamos uma oscilação significativa entre medo e ganância.
De volta a 2025, a lateralização está se comportando de forma ainda mais estável se compararmos com o ano passado. Conseguimos identificar, mesmo nessa análise simples, que a tendência é alcançarmos um novo topo em breve.
Do final de janeiro até os primeiros dias de fevereiro deste ano, testemunhamos uma queda de cerca de 13% do bitcoin e, a partir dali, observamos menor volatilidade.
Nessa hora, é importante ajustarmos as nossas expectativas e, em vez de ceder ao medo, temos de encarar esse tipo de queda como uma promoção.
Na história do bitcoin, quando o ponteiro do Índice de Medo e Ganância apontou para medo, excelentes oportunidades de compra surgiram.
Por exemplo, se você tivesse comprado bitcoin “no medo” em 2020, teria surfado uma alta de mais de 1000% no ativo (gráfico a seguir).
Tem um ditado no mercado que diz: “Compre ao som de canhões e venda ao som de violinos” — e os canhões estão soando.
Ir às compras é uma das atitudes que você pode tomar nesse momento. Mas não só isso.
O período também oferece aos investidores a chance de repensar e fortalecer a estrutura de suas carteiras. É uma fase que pode ser usada para ajustes, preparando o terreno para a retomada da alta.
Em momentos de lateralização, as oscilações diárias são mais suaves e você ganha tranquilidade para reavaliar a distribuição dos ativos.
O rebalanceamento permite ajustar as alocações de acordo com o seu perfil de risco e objetivos de longo prazo, corrigindo desvios que possam ter acontecido em momentos de alta volatilidade. É uma oportunidade de realocar recursos para ativos com maior potencial de retorno ou maior resiliência na complexidade.
Essa é uma boa oportunidade para reduzir riscos através da diversificação. Ajustar a exposição a ativos que se comportam de maneira diferente em cenários variados pode tornar a carteira mais resiliente.
Neste momento, existem muitas criptomoedas descontadas e você pode aproveitar para aumentar posições em ativos mais sólidos. É tempo também de se dedicar mais ao estudo dos projetos, das tecnologias e narrativas, refinando o olhar para multiplicar os seus ganhos.
O mercado lateralizado está longe de ser um período de inação. Na verdade, é uma janela de oportunidade para otimizar o seu portfólio.
A gestão ativa durante esses intervalos não significa necessariamente realizar grandes mudanças, mas ajustes mais precisos e estratégicos que podem fazer bastante diferença no desempenho futuro da carteira.
É um período que recompensa a paciência, a disciplina e a análise, permitindo que o investidor se posicione de forma mais inteligente. Aproveite!
O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube | Telegram | Tik Tok