Brasil, os Estados Unidos e Israel deverão ter os primeiros testes da nova ferramenta da Mastercard, em 2023 (SOPA Images/Getty Images)
A Mastercard anunciou na segunda-feira, 17, que vai lançar uma ferramento que permitirá aos bancos oferecer serviços de negociação de criptomoedas. O programa se chamará "Crypto Source", e é uma parceria com a plataforma de infraestrutura de blockchain Paxos Trust.
Em comunicado, a empresa afirmou que a ferramenta terá um "conjunto abrangente de serviços de compra, retenção e venda de certos criptoativos, ampliados com serviços comprovados de identidade, cibernético, segurança e consultoria".
Uma pesquisa realizada pela Mastercard em 2022 apontou que 22% dos entrevistados possuem criptomoedas como investimento, e outros 65% têm preferência pelo oferecimento de serviços ligados aos ativos digitais por suas instituições financeiras.
O anúncio faz parte de uma "abordagem conectada aos serviços que ajudarão a trazer com segurança o próximo bilhão de usuários para o ecossistema cripto", segundo o presidente de Cibernética e Inteligência da empresa, Ajay Bhalla.
A parceria com a Paxos Trust, firmada inicialmente em julho de 2021, será aprofundada para incluir o fornecimento de serviços de negociação e custódia de criptoativos em nome dos bancos. A Mastercard contribuirá para alavancar a tecnologia de integração desses serviços às interfaces das instituições financeiras.
O objetivo é "explorar as criptomoedas e a tecnologia de ativos digitais subjacentes para apoiar a escolha do consumidor em termos de pagamentos", segundo o diretor de Digital da Mastercard, Jorn Lambert.
O anúncio faz parte de uma série de ações do gigante de meios de pagamento voltadas para o universo dos criptoativos. Ainda em outubro deste ano, ela lançou o "Mastercard Crypto Secure", uma tecnologia blockchain que busca trazer segurança adicional ao ecossistema digital.
Com isso, a companhia afirma que já oferece serviços ligados a compra, retenção e venda de criptomoedas, gerenciamento de segurança, recursos para gastos e saques com criptoativos e gerenciamento de programas ligados ao setor.
"Nos últimos anos, a Mastercard tem trabalhado ao lado de seus clientes e parceiros para trazer novos serviços e recursos que ajudam a tornar o cripto mais acessível, seguro e protegido", diz a companhia.
O comunicado informa que a nova ferramenta está sendo "preparada para programas piloto" e que detalhes sobre sua disponibilidade estarão disponíveis no futuro. Entretanto, Ajay Bhalla afirmou em entrevista à imprensa que o Brasil, os Estados Unidos e Israel deverão ter os primeiros testes do programa, em 2023.
Para você que adora ler notícias de crypto, a Mynt é o aplicativo ideal. Invista e aprenda sobre crypto ao mesmo tempo com conteúdos descomplicados para todos os públicos. Clique aqui para abrir sua conta.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok