Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Mark Cuban diz que Biden pode perder eleição nos EUA graças à postura da SEC sobre cripto

Bilionário conhecido por participar do programa 'Shark Tank' criticou ações do presidente do órgão, Gary Gensler, contra criptomoedas

Mark Cuban é conhecido por defender criptomoedas (Christopher Willard/Getty Images)

Mark Cuban é conhecido por defender criptomoedas (Christopher Willard/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 13 de maio de 2024 às 15h28.

Última atualização em 13 de maio de 2024 às 15h36.

O bilionário Mark Cuban, mais conhecido por participar do reality show Shark Tank, afirmou na última sexta-feira, 10, que o presidente Joe Biden corre o risco de perder sua reeleição nos Estados Unidos devido à postura da Comissão de Valores Mobiliários do país, a SEC, em relação às criptomoedas.

Cuban falou sobre o tema em uma publicação no X, antigo Twitter. "Se Joe Biden perder, existe uma boa chance de que ele poderá agradecer ao Gary Gensler [presidente da SEC] e à SEC. As criptomoedas já são um elemento essencial para eleitoras mais jovens e independentes", afirmou.

"Gensler não protegeu um único investidor contra fraude. Tudo o que ele fez foi tornar quase impossível a operação de empresas legítimas em cripto, matando sabe-se lá quantas empresas e arruinando sabe-se lá quantos empreendedores", criticou o bilionário.

O empresário disse ainda que "este também é um alerta ao Congresso. Os eleitores ligados a cripto serão ouvidos nesta eleição. Seria possível resolver esse problema para Biden aprovando uma legislação que defina o registro específico para a indústria de cripto, assim como outras indústrias têm registro definido".

Cuban disse que "a quantidade de fraudes em ações rivaliza com as fraudes em cripto hoje. A SEC permite que você negocie bilhões de ações de empresas falidas que anunciaram que suas ações nunca terão valor. Esta é uma falha institucional da SEC, não uma questão de cripto. Se a SEC tivesse instituído garantias auditadas e requisitos de segregação de fundos, não teríamos visto problemas como os da FTX".

Regulação de criptomoedas nos EUA

Mark Cuban defendeu ainda que a regulação das criptomoedas deveria ser responsabilidade da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities, a CFTC, e não a SEC. Atualmente, apenas o bitcoin está sob a supervisão do regulador, que também busca expandir sua autoridade para o ether.

Por outro lado, Gensler e a SEC adotaram nos últimos meses uma postura mais rígida contra o mercado cripto, abrindo processos contra diversas empresas. Por sua vez, as companhias reclamam de uma falta de clareza em relação ao que pode ou não ser feito com a classe de ativos.

Em geral, o ponto central nos processos da SEC é o enquadramento de diversas criptomoedas como valores mobiliários. Enquanto isso, os Estados Unidos não possuem nenhuma legislação específica para o setor, um cenário diferente do caso do Brasil. O país terá eleições presidenciais e legislativas ainda neste ano, com Biden enfrentando o ex-presidente Donald Trump.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Joe BidenEleições EUA 2024CriptomoedasSEC

Mais de Future of Money

Méliuz conclui oferta de ações de R$ 180 milhões para ampliar caixa em bitcoin

Investidor bilionário, Paul Tudor Jones diz que bitcoin deve estar em todos os portfólios

Ataque de Israel ao Irã faz mercado de criptomoedas perder US$ 1 bilhão

Bitcoin hoje: conflitos no Oriente Médio geram abalo nos mercados e derrubam preço da criptomoeda