Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Maior banco da Rússia vai lançar plataforma em blockchain compatível com Ethereum

Com foco nas finanças descentralizadas, o Sberbank, maior da Rússia e do Leste Europeu, promete lançar plataforma em blockchain até abril de 2023

Plataforma será compatível com Ethereum e MetaMask (imaginima/Getty Images)

Plataforma será compatível com Ethereum e MetaMask (imaginima/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2023 às 12h10.

As finanças descentralizadas (DeFi) estão chegando aos bancos tradicionais. O Sberbank, da Rússia, anunciou o lançamento de uma plataforma em blockchain até abril deste ano.

O objetivo é fazer com que a plataforma, compatível com Ethereum, melhore os processos bancários oferecidos pela instituição, que é o maior banco da Rússia e do Leste Europeu.

"Estabelecemos um grande objetivo – colocar a Rússia na liderança do ecossistema DeFi. Nossa rede agora está operando no formato de teste beta fechado. (...) A partir de 1º de março, estamos nos movendo para a próxima fase, não será mais um teste beta, mas um teste aberto", disse Konstantin Klimenko, respondendo a uma pergunta dos participantes do 7º Congresso Econômico de Perm nesta sexta-feira, 3, de acordo com o InterFax.

As finanças descentralizadas, ou DeFi, são plataformas em blockchain que oferecem serviços bancários tradicionais, como empréstimos e renda passiva, sem a necessidade de um intermediário. Tudo é garantido pela tecnologia blockchain e contratos inteligentes.

Segundo Klymenko, esta tecnologia poderá ser disruptiva para os sistemas bancários tradicionais, o que incentivou o Sberbank a investir em seu desenvolvimento.

A previsão é que, caso os testes sejam bem-sucedidos, a plataforma esteja disponível até o final de abril. “No final de abril, a plataforma estará totalmente aberta, e então será possível realizar algumas operações comerciais nela”, acrescentou Klimenko. O projeto está em desenvolvimento desde novembro do último ano, segundo o Sberbank.

A integração com a Ethereum, segundo maior blockchain do mundo, permitirá a integração ccom carteiras digitais da MetaMask, as mais utilizadas pelos usuários, entre outras plataformas para transferência de criptoativos.

Nos últimos tempos, a Rússia se demonstrou um país pró-cripto e o uso de blockchain, apesar do Banco Central e o Ministério das Finanças terem sinalizado riscos. O Banco Central da Rússia, inclusive, é o maior acionista do Sberbank, detendo 60% das ações da empresa.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainDeFiEthereumRússia

Mais de Future of Money

Bitcoin está se tornando reserva de valor, diz secretário do Tesouro dos EUA

Adeus USDT? Tether avalia lançar nova stablecoin para cumprir com regulação dos EUA

Efeito Trump: presidente faz mercado cripto saltar e depois perder quase todos os ganhos em 5 meses

EXAME amplia cobertura de criptomoedas e lança novas newsletters gratuitas; inscreva-se