Future of Money

Jerome Powell promete que Federal Reserve não vai criar Dólar Digital

Presidente do Fed se comprometeu a barrar desenvolvimento de moeda digital própria do governo dos EUA enquanto estiver no cargo

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 12 de fevereiro de 2025 às 12h00.

Tudo sobreJerome Powell
Saiba mais

Jerome Powell, atual presidente do Federal Reserve, afirmou na última terça-feira, 11, que ele não pretende avançar com o desenvolvimento de um "Dólar Digital" para os Estados Unidos. A fala é mais um indicativo de que o país não deve desenvolver uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês).

Powell foi questionado sobre o tema durante uma audiência no Comitê de Serviços Bancários do Senado norte-americano. Nela, um senador perguntou se Powell se comprometeria a nunca desenvolver uma CBDC enquanto estivesse à frente da autarquia.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

O presidente do Federal Reserve deu uma resposta curta, mas direta: "Sim". Em março de 2024, Powell também foi questionado no Congresso sobre o desenvolvimento de uma CBDC e afirmou que o país não estava "nem perto" de ter ou adotar um Dólar Digital.

Ele disse à época que, mesmo que um projeto estivesse avançado, a autarquia não teria interesse no momento em lançá-lo. ""Quero dizer que não estamos nem perto de recomendar ou muito menos de adotar qualquer forma de moeda digital de banco central", declarou.

O tema ganhou mais destaque recentemente após a criação de uma CBDC ser alvo de fortes críticas pelo Partido Republicano, do presidente Donald Trump. Estados governados pelos republicanos chegaram a aprovar leis proibindo a emissão e uso de CBDCs em seus territórios.

Em janeiro deste ano, Trump também assinou um decreto presidencial sobre o setor de criptomoedas que proibiu qualquer avanço no desenvolvimento de um Dólar Digital. O governo afirma que as CBDCs "ameaçam a estabilidade do sistema financeiro, a privacidade individual e a soberania dos Estados Unidos".

O decreto de Trump indica que sua administração vai priorizar a expansão de stablecoins, criptomoedas pareadas a outros ativos, em especial moedas fiduciárias. Na prática, portanto, os Estados Unidos devem seguir um caminho diferente da União Europeia e de países como Brasil, China, Índia.

No Brasil, o Banco Central desenvolve há anos um projeto de CBDC, batizado de Drex. Atualmente na sua segunda fase de testes com uma versão piloto, a expectativa é que a versão digital do real integrada à tecnologia blockchain seja lançada para a população nos próximos anos.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Jerome PowellFed – Federal Reserve SystemDólar

Mais de Future of Money

Ações da Metaplanet disparam 4.800% em 1 ano após compras de bitcoin

Computação quântica vai "resgatar" bitcoins perdidos no mercado, diz CEO

Ethereum pode se recuperar em fevereiro e está subvalorizado, diz gestora

Criptomoedas hoje: bitcoin cai para US$ 94 mil, mas especialistas seguem otimistas