Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Irresponsável e enganoso: regulador inglês ataca plataforma de fan tokens

A Advertising Standards Authority afirma que os anúncios do token do Arsenal FC em parceria com a Socios.com são irresponsáveis ​​por banalizar o investimento em criptoativos

Além do Arsenal, a Socios.com é a plataforma por trás dos fan tokens de grandes times de futebol como Barcelona e Manchester City (Clive Mason/Getty Images/Reprodução)

Além do Arsenal, a Socios.com é a plataforma por trás dos fan tokens de grandes times de futebol como Barcelona e Manchester City (Clive Mason/Getty Images/Reprodução)

Coindesk

Coindesk

Publicado em 22 de dezembro de 2021 às 14h41.

O Arsenal FC, um dos maiores clubes de futebol do Reino Unido, recebeu uma advertência do regulador de publicidade do país por promoção "irresponsável" e "enganosa" de seu fan token, lançado em 12 de julho em parceria com a Socios.com.

A Advertising Standards Authority (ASA) criticou dois anúncios, um no Facebook e outro no site do clube.

A postagem no Facebook, publicada em 12 de agosto, dizia que os torcedores que tivessem o token $AFC poderiam votar em qual música o clube tocaria em caso de vitória. Já no site, uma publicação de 6 de agosto, alegava explicar “tudo o que você precisa saber” sobre o token.

De acordo com a ASA, ambos foram irresponsáveis ​​por banalizar o investimento em criptoativos e não ilustrar o risco do investimento. A postagem no Facebook era enganosa porque não deixava claro que os fan tokens eram criptoativos que precisavam ser comprados com criptomoedas.

O Arsenal afirmou que os tokens diferem das criptomoedas, que são um meio de pagamento, pois foram projetados para entretenimento e para incentivar a participação dos fãs. No momento dos anúncios, os tokens ainda não podiam ser negociados no aplicativo da Socios. O clube também negou que os anúncios fossem de investimentos em criptomoedas.

O aumento das propagandas de criptomoedas e ativos chamou a atenção da ASA. No início deste mês, a reguladora censurou anúncios de participantes da indústria, incluindo a Coinbase e eToro, bem como uma promoção da rede de pizzarias Papa John’s.

A Socios é a empresa por trás de fan tokens semelhantes para times de futebol, incluindo Barcelona, ​​Juventus, Atlético de Madrid e Manchester City. Fundada em 2019, ela lista mais de 40 fan tokens em seu site, e mais estão por vir.

Texto traduzido por Mariana Maria Silva e republicado com autorização da Coindesk

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainCriptoativosCriptomoedasFutebolReino Unido

Mais de Future of Money

Mudança no Drex não deve frear tokenização ou a adoção de blockchain no Brasil, dizem especialistas

BC escolheu solução que não atendia requisitos do Drex, diz CEO por trás da Hyperledger Besu

Presidente Trump assina decreto que permite investimento de fundos de pensão em criptomoedas

Drex reduz uso de tecnologia blockchain e pode ter lançamento em 2026