Future of Money

Intenção de investir em criptoativos aumenta apesar de momento negativo, aponta pesquisa

Levantamento com investidores tradicionais indica que 58% já investiram no setor, e 81% esperam que ele seja incluído em portfólios no futuro

Número de entrevistados que planejam investir no segmento de criptoativos subiu de 71% para 74% (Reprodução/Unsplash)

Número de entrevistados que planejam investir no segmento de criptoativos subiu de 71% para 74% (Reprodução/Unsplash)

O setor de criptoativos tem registrado fortes perdas ao longo de 2022 em meio a um contexto econômico geral negativo, mas isso não tem reduzido o interesse dos investidores na área. Uma pesquisa da gestora de ativos digitais Fidelity divulgada nesta quinta-feira, 27, aponta que o número de entrevistados que planejam investir no segmento subiu de 71% para 74%.

A pesquisa entrevistou cerca de mil investidores na Ásia, Europa e Estados Unidos, e compara os dados com os números obtidos em um levantamento semelhante realizado em 2021. Apenas nos EUA, o interesse nos criptoativos subiu de 31% para 74% em um ano.

O relatório do estado aponta que "apesar dos ventos contrários do mercado, os investidores institucionais consultados nos EUA e na Europa relataram maior familiaridade, percepção e mais investimentos em ativos digitais".

(Mynt)

Os números apontam que o grau de adoção de criptoativos na Europa se igualou à Ásia, mas os Estados Unidos seguem atrás das duas regiões mesmo com avanços recentes.

Outro aumento observado foi na quantidade de entrevistados que afirmou ter uma visão positiva das criptomoedas na Europa e nos EUA. Do total de participantes, 51% possuem uma percepção positiva, contra 41% em 2021, e 26% veem o setor de forma negativa, contra 30% há um ano.

Quando questionados especificamente sobre o bitcoin, 51% disseram ter uma visão positiva, contra 49% em 2021, e 25% apresentaram uma percepção negativa, ante os 28% do ano passado.

Questionados sobre as principais vantagens que percebem nos criptoativos, 43% dos investidores citaram um alto potencial de valorização, e 41% destacaram a inovação tecnológica. Houve um aumento no número de entrevistados que citaram a liberdade de intervenção governamental, e uma queda dos que citaram a falta de correlação com outros ativos.

Para esses investidores tradicionais, a maior barreira atual que os desestimula a investir em criptoativos é a alta volatilidade de preços, citada por 50%. Outros problemas apontados foram a falta de fundamentos para avaliações de preço (37%), preocupações sobre segurança (35%) e manipulação de mercado (35%).

A pesquisa aponta ainda que 81% dos investidores dessas regiões acreditam que os criptoativos terão um papel nos portfólios de investimentos no futuro, com entrevistados na Ásia e na Europa se mostrando mais abertos a esse cenário que os dos Estados Unidos.

Já em relação à oferta de produtos de investimento no setor, a opção mais citada foi o de Fundos Negociados em Bolsa (ETFs, na sigla em inglês) de bitcoin, seguido por fundos de ativos digitais geridos ativamente.

O levantamento informa ainda que 58% dos entrevistados já investiram ativos digitais, o que aponta que "entender como os investidores estão se envolvendo com o ecossistema é cada vez mais importante".

Comece seu portfólio de criptomoedas. A Mynt é uma empresa BTG Pactual para você comprar e vender crypto com segurança e atendimento 24 horas. Abra agora sua conta e desbloqueie seu mundo crypto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptoativosCriptomoedas

Mais de Future of Money

Trump lança criptomoeda própria, que dispara 10.000% e já vale US$ 5,4 bilhões

Como a tokenização pode aliviar o custo de captação das pequenas e médias empresas?

Quem é Ross Ulbricht? Criador de site da Dark Web ligado ao bitcoin pode ser solto por Trump

Senadora pede explicação para venda de bitcoin pelos EUA e alerta para prejuízos anteriores