Future of Money

IBM: 3 áreas que estão sendo impulsionadas pelo uso de IA na transformação digital

Gigante de tecnologia expandiu programas de parcerias e movimentou US$ 5,1 bilhões em 2024 com foco em inteligência artificial

IBM tem intensificado ações envolvendo inteligência artificial (./Divulgação)

IBM tem intensificado ações envolvendo inteligência artificial (./Divulgação)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 12 de agosto de 2024 às 18h36.

Em pouco tempo, a inteligência artificial se tornou o foco de muitas empresas ao redor do mundo, que agora exploram como, exatamente, podem adotar mais intensamente as ferramentas de IA generativa e quais seriam os seus impactos. Pensando nesse cenário, e as dificuldades que ele gera, a IBM lançou neste ano um conjunto de programas de "suporte" para parceiros.

Dados compartilhados com a EXAME com exclusividade apontam que, no acumulado de 2024, esse ecossistema para parceiros já somou 43 mil negócios, avaliados em US$ 5,1 bilhões. E, segundo Kate Woolley, gerente geral de Ecossistemas da IBM global, o plano é aumentar esses números, incluindo no Brasil.

"Quando lançamos o projeto de parcerias no início do ano, tratava-se de dar mais transparência, de colocar os nossos parceiros no controle [dos dados usados em IAs]. A outra grande premissa são as competências necessárias para lidar com essa nova tecnologia, e como adquiri-las. O ecossistema é visto como uma extensão da IBM, dando essas habilidades gratuitamente", explica.

Nesse sentido, a executiva diz que o foco da IBM está agora em identificar novas oportunidades de negócios e acelerações que a inteligência artificial pode trazer para as empresas, resultando em novas parcerias. E o Brasil "é um mercado extremamente importante para a IBM e para o ecossistema".

"Estamos entusiasmados com o envolvimento com o ecossistema brasileiro. Somamos 200 novos parceiros apenas este ano, estamos trabalhando em áreas como gastos em nuvem e como otimizá-los, além de todo portfólio de automação da IBM. É uma grande oportunidade à medida que as empresas continuam a se modernizar, entusiasmadas com a IA", avalia.

Na visão de Woolley, não há hoje uma grande diferença na maturidade de empresas internacionais e brasileiras em relação ao potencial da inteligência artificial. E, tanto no Brasil quanto fora, há uma conexão clara entre a tecnologia e os processos de transformação digital nos negócios.

"Vemos muita tração com as empresas quando somos muito específicos sobre os casos de uso que desejamos conduzir combinando a transformação digital com IA, trazendo o caso de uso certo para aquela empresa e gerando mais valor ao processo a partir dessa tecnologia, aumentando a eficiência", afirma.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

União entre IA e transformação digital

Woolley cita, ainda, três grandes áreas da transformação digital que possuem mais potencial de impulsionamento com a inteligência artificial:

  1. A primeira é o trabalho digital, em que a IA serve para "melhorar nossas habilidades, e não substituir o humano", gerando mais valor para as empresas. Nesse aspecto, a IBM se classifica como um "cliente zero", testando o uso de IA internamente e gerando um ganho de 40% em eficiência e produtividade, com foco em "qualificação, não substituição";
  2. A segunda é o cuidado com o cliente, em que a inteligência artificial pode ser usada para mostrar "casos de uso realmente importantes no atendimento ao cliente", usando assistentes artficiais para automatizar tarefas repetitivas e sugerindo  e muitos de nossos assistentes de IA para automatizar tarefas repetitivas, sugerindo possíveis ações para clientes e fomentando um ambiente "ominichannel";
  3. A terceira é a modernização de códigos, uma área que tem chamado a atenção da IBM principalmente pelo potencial de ganho de eficiência para desenvolvedores. Woolley destaca que essa aplicação pode ajudar empresas que "não conseguem talentos tecnológicos suficientes, portanto ela é muito importante"

Também em entrevista à EXAME, a executiva avaliou que a inteligência artificial enfrenta agora um "ponto de inflexão entre o hype e a realidade", mas tem potencial para ser transformadora quanto a internet.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:IBMInteligência artificial

Mais de Future of Money

Senadora pede explicação para venda de bitcoin pelos EUA e alerta para prejuízos anteriores

Próximo secretário do Tesouro dos EUA afirma ser contra criação de Dólar Digital

Criptomoeda meme dogecoin pode ganhar ETF nos EUA ainda em 2025, diz empresa

Tether, maior empresa de stablecoins do mundo, anuncia mudança de sede para El Salvador