Future of Money

HSBC lança versão tokenizada de ouro para investidores em projeto inédito

Banco britânico lançou novo projeto em Hong Kong e afirma ser primeiro do setor a lançar token próprio de ouro

HSBC entrou no mundo da tokenização de ativos (Brendan McDermid/Reuters)

HSBC entrou no mundo da tokenização de ativos (Brendan McDermid/Reuters)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 27 de março de 2024 às 16h19.

Última atualização em 27 de março de 2024 às 16h30.

O banco britânico HSBC lançou nesta quarta-feira, 27, uma versão tokenizada de ouro que ficará disponível para investidores de varejo em Hong Kong. Em um comunicado, a instituição disse que a iniciativa é a primeira do tipo por um banco envolvendo tokenização de um ativo de mundo real para o varejo.

De acordo com o banco, a criação dos tokens é feita diretamente na plataforma Orion, que foi criada pelo próprio HSBC e tem como foco a criação de ativos digitais. Os tokens ficarão disponíveis no HSBC Online Banking e no HSBC HK Mobile App, com a restrição geográfica para os investidores da região.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Maggie Ng, uma das líderes do HSBC Hong Kong, afirmou que o token é "o primeiro produto de varejo em Hong Kong baseado em tecnologia de registro distribuído [DLT, na sigla em inglês], conforme autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong".

O lançamento pelo HSBC ocorre em meio a dois movimentos importantes no mercado. O primeiro envolve Hong Kong, que nos últimos meses tem buscado fomentar o desenvolvimento de produtos de investimentos ligados a criptomoedas e à tokenização, além de um projeto de criação de moeda digital própria.

Já o segundo é o avanço da tokenização em diversos países, com uma popularidade crescente nas instituições financeiras tradicionais. No Brasil, por exemplo, o Santander e o BTG Pactual já lançaram iniciativas na área, e o BTG possui uma criptomoeda própria pareada ao dólar, o BTG Dol.

Banner newsletter Future of Money

Apesar de o HSBC ser o primeiro grande banco no mundo a lançar uma versão tokenizada do ouro, a ideia não é exatamente uma novidade no mercado cripto. O mercado já conta com outros tokens que representam o ouro há alguns anos, com o mais famoso sendo o PAX Gold, criado pela empresa Paxos.

Entretanto, a iniciativa do HSBC reforça a adoção crescente da tecnologia blockchain entre instituições financeiras tradicionais, de fora do mercado cripto. Em geral, especialistas apontam que a tokenização é uma alternativa mais eficiente, barata e democrática para oferecer investimentos no mercado, explicando sua popularidade.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:HSBCCriptoativosTokenizaçãoHong Kong

Mais de Future of Money

Senadora pede explicação para venda de bitcoin pelos EUA e alerta para prejuízos anteriores

Próximo secretário do Tesouro dos EUA afirma ser contra criação de Dólar Digital

Criptomoeda meme dogecoin pode ganhar ETF nos EUA ainda em 2025, diz empresa

Tether, maior empresa de stablecoins do mundo, anuncia mudança de sede para El Salvador