Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Homem que dizia ser Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin, confessa que mentiu

Craig Wright foi condenado no Reino Unido por mentir sobre criação do criptomoeda e precisou se retratar publicamente

Satoshi Nakmoto é o criador do bitcoin e da tecnologia blockchain (Janos Kummer/Getty Images)

Satoshi Nakmoto é o criador do bitcoin e da tecnologia blockchain (Janos Kummer/Getty Images)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 17 de julho de 2024 às 15h43.

O cientista da computação Craig Wright publicou um comunicado nesta quarta-feira, 17, em que admitiu publicamente que mentiu ao afirmar que era Satoshi Nakamoto, o misterioso criador do bitcoin. A admissão ocorre após ele ser condenado no Reino Unido pela mentira.

O comunicado compartilha que a Justiça do Reino Unido declarou que Wright foi "desonesto" ao afirmar que seria Nakamoto, "mentindo para a Corte extensivamente e em repetidas vezes" e ainda "forjando documentos em larga escala" e os apresentando como evidência no julgamento.

Seguindo a decisão da Justiça, Wright declara que "não escreveu o white paper [documento básico] do bitcoin", "nunca foi o dono dos direitos autorais do white paper" e " não é a pessoa que adotou ou usuou o pseudônimo Satoshi Nakamoto entre 2008 e 2011".

Wright admitiu ainda que "não é a pessoa que criou o sistema Bitcoin" e "não é o autor das versões iniciais do software do bitcoin".

O processo contra Wright foi aberto pela Crypto Open Patent Alliance (COPA), uma organização sem fins lucrativos, depois que ele começou a processar diversos desenvolvedores do ecossistema cripto, acusando-os de violar os direitos autorais que ele teria em torno do ativo e da tecnologia blockchain por ser Nakamoto.

Quem é Satoshi Nakamoto?

A identidade de Nakamoto é um dos grandes mistérios do mercado cripto. Até hoje, não se sabe se Satoshi era um homem, mulher, um único indivíduo ou até um grupo de pessoas.

Após criar o bitcoin e a tecnologia blockchain, Nakamoto chegou a fazer alguns pronunciamentos públicos antes do seu desaparecimento, abrindo margem para várias teorias sobre sua identidade. Alguns, inclusive, teorizam que ele poderia ser Steve Jobs, fundador da Apple.

Agora com a decisão, há a certeza de que Wright não foi o criador do projeto. A COPA alegava que ele não demonstrou ter as habilidades técnicas necessárias para ter criado o bitcoin. Ela contestou, ainda, as alegações do australiano de que possíveis testemunhas que confirmariam sua versão estão doentes ou morreram.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedas

Mais de Future of Money

Ethereum ainda pode bater recorde? Saiba se ainda há oportunidades para aproveitar

Com que narrativas dá para lucrar neste ciclo do mercado de criptomoedas?

Analista da Bloomberg diz que bitcoin é ‘ouro na adolescência’ e cita potencial de valorização

Ethena dispara 118% e lidera altas de criptos em julho; veja destaques positivos e negativos