Repórter do Future of Money
Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 16h12.
O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, foi envolvido nesta segunda-feira, 17, em um novo golpe no mercado de criptomoedas. Um grupo de hackers conseguiu invadir uma conta do governo do país no X, antigo Twitter, e se passou pelo próximo líder saudita.
O golpe começou quando os hackers obtiveram acesso à conta da Conferência de Leis Sauditas, um evento anual no país voltado para o mundo jurídico. Em seguida, eles publicaram diversas declarações que supostamente teriam sido feitas por bin Salman, promovendo o ativo.
A criptomoeda meme usada para o golpe foi a FALCON, descrita pelos golpistas como a "Memecoin Oficial da Arábia Saudita". Eles também divulgaram os endereços de contratos inteligentes que, em teoria, permitiriam identificar e monitorar o projeto e sua validade.
Pouco depois dos posts, a Conferência de Leis Sauditas fez um post no LinkedIn informando que teve a sua conta no X hackeada e que aconselhava os usuários a não acreditar em qualquer informação divulgada pelos golpistas. "Qualquer conteúdo publicado pela conta não representa nossa posição oficial".
"Nós confirmamos que estamos trabalhando urgentemente para retomar o controle da conta e negamos a responsabilidade por qualquer post não autorizado feito nesse período. Nós pedimos desculpas aos nossos seguidores pelo inconveniente e pedimos que tenham cautela e não engajem com qualquer conteúdo suspeito", destacou.
Pouco tempo depois, as publicações feitas pelos golpistas foram deletadas. Ainda não há informações sobre quantos investidores foram vítimas do golpe e possíveis valores perdidos. A ação também ocorre em meio à polêmica envolvendo uma criptomoeda meme divulgada por Javier Milei.
O presidente da Argentina chegou a apoiar o projeto Libra, o que fez o ativo saltar e atrair milhões em investimentos. Entretanto, o ativo rapidamente perdeu quase todo o seu valor e Milei deletou a publicação sobre a criptomoeda, com analistas apontando que o caso pode ter sido um golpe de rug pull.
Desde que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump lançou a sua criptomoeda meme própria em janeiro, o mercado tem se entusiasmado com projetos de memecoins de políticos. Em alguns, porém, isso abriu espaço para golpes com ataques hackers em contas nas redes sociais para divulgar ativos falsos.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube | Telegram | TikTok