Future of Money

Grandes investidores do bitcoin entraram em "fase de venda", aponta empresa

Dados da empresa Glassnode indicam que maiores compradores do bitcoin passaram a vender criptomoeda, contribuindo para queda

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 11h35.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

A empresa de análises Glassnode revelou nesta semana que os maiores investidores do bitcoin entraram em uma "fase de venda" do ativo nos últimos dias, o que tem contribuído para a queda da criptomoeda no início de 2025, permanecendo abaixo dos US$ 100 mil superados no último ano.

Os dados reunidos pela companhia indicam que o mercado cripto começou o ano com menos otimismo em relação à euforia após a vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos, que desencadeou um novo ciclo de alta no setor, com fortes valorizações em diversos ativos.

O momento, agora, é classificado pela Glassnode como uma "fase de distribuição", em que grandes investidores vendem parte do bitcoin que possuem, o que disponibiliza as unidades para investidores menores, na prática reduzindo a concentração da criptomoeda no mercado.

No curto prazo, porém, o movimento implica em uma desvalorização do ativo, já que há um aumento de oferta com uma demanda constante ou em queda. Segundo a Glassnode, as vendas sucedem uma "fase de acumulação" da criptomoeda que ocorreu entre outubro e dezembro de 2024.

Inicialmente, investidores que possuíam mais de 10 mil unidades de bitcoin estavam vendendo parte dos ativos desde setembro do ano passado. A novidade em 2025 é que as vendas também passaram a ocorrer entre investidores que possuem entre 1 mil e 10 mil unidades.

Por causa disso, a Glassnode pontua que pressões de compra geradas por aquisições da criptomoeda por empresas, em especial a MicroStrategy, tem sido insuficientes para compensar esse movimento de venda, resultando na desvalorização do ativo observada nas últimas duas semanas.

Outra divergência em relação a 2024 é que, no momento, nenhum dos grupos de detentores de bitcoin está realizando compras do ativo. Segundo analistas, o movimento reflete tanto uma realização de lucros natural após a última alta quanto uma readequação de estratégias.

O mercado começou 2025 com uma aversão a riscos maior, refletindo uma retomada de temores sobre a situação da inflação nos Estados Unidos e a saúda macroeconômica global. Com isso, o movimento de corte nas taxas de juros tende a reduzir ou até parar, prejudicando ativos de risco, caso das criptomoedas.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Dados de emprego acima do esperado nos EUA trazem pessimismo para o bitcoin; entenda

O futuro das criptomoedas e do Drex em 2025, de acordo com um sócio do BTG Pactual

Tailândia apreende mil máquinas de mineração de bitcoin por "roubo de eletricidade"

País cria "Cidade do Mindfulness", que contará com reservas de bitcoin e ether; conheça