Future of Money

Grandes centros financeiros globais anunciam projeto para tokenização de ativos

Reguladores do Reino Unido, Suíça, Singapura e Japão anunciaram iniciativas para lançamento de pilotos de ativos tokenizados

Tokenização se tornou tendência em bancos tradicionais (Reprodução/Reprodução)

Tokenização se tornou tendência em bancos tradicionais (Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 30 de outubro de 2023 às 16h01.

Última atualização em 30 de outubro de 2023 às 16h13.

Os reguladores do Reino Unido, Japão, Singapura e Suíça anunciaram nesta segunda-feira, 30, o lançamento do Project Guardian ("Projeto Guardião", numa tradução livre), uma iniciativa que busca testar o potencial da tokenização de ativos tradicionais com base na criação de projetos piloto para ativos de renda fixa, com foco em trocas internacionais e gerenciamento de produtos.

De acordo com a Autoridade Monetária de Singapura, o projeto vai envolver a criação de um grupo de reguladores que busca "incentivar o avanço da colaboração transfronteiriça na área de tokenização de ativos". O regulador não informou se mais países poderão aderir ao projeto no futuro.

Entretanto, o grupo inicial já é formado por alguns dos principais centros financeiros do mundo, indicando um potencial de alcance e impacto significativo para o projeto. Além disso, ele é mais um símbolo do avanço da tokenização nos últimos anos, conquistando cada vez mais os agentes tradicionais do mercado.

O projeto terá como foco a emissão de títulos e posterior tokenização, assim como de fundos. A ideia é "potencialmente incrementar a eficiência dos mercados financeiros mundiais". Os reguladores não informaram quando exatamente os primeiros testes terão início.

Outro foco da iniciativa será a realização de discussões em torno de aspectos de regulação e governança envolvendo ativos digitais, buscando identificar possíveis riscos e "buracos" nas legislações atuais. Com isso, os reguladores buscam criar "padrões comuns internacionais" para o setor.

  • Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Interesse de reguladores na tokenização

O Project Guardian buscará, ainda, facilitar a criação de projetos piloto de agentes privados para a tokenização de ativos partindo dos chamados "sandboxes regulatórios", ambientes que simulam operações e dinâmicas do mundo real para permitir os testes com esses ativos e avaliar efeitos no mercado.

Leong Sing Chiong, vice-diretor da Autoridade Monetária de Singapura, destacou que a parceria com outros reguladores "mostra um forte desejo entre os legisladores de aprofundar a nossa compreensão das oportunidades e riscos decorrentes da inovação de ativos digitais".

A Autoridade Monetária de Singapura vai se somar à iniciativa com a Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA), a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido e a Autoridade Supervisora ​​do Mercado Financeiro da Suíça (FINMA).

yt thumbnail

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptoativosTokenizaçãoSingapuraReino UnidoJapãoSuíça

Mais de Future of Money

A disparada do bitcoin, regulação cripto ao redor do mundo e as perspectivas para 2025

Mulheres nas finanças e na tecnologia: paridade de gênero não pode esperar até 2155

Shaquille O'Neal vai pagar R$ 63 milhões para encerrar processo sobre NFTs

Coreia do Norte é acusada de roubar US$ 1 bilhão em ether com ataque hacker