Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Governo mantém suspensão de 'incentivos' com criptomoedas por registro de íris no Brasil

ANPD negou recurso da Tools for Humanity e alegou riscos em torno do projeto World, que usa criptomoedas e verifica a ‘humanidade’ dos usuários

Criptomoedas: governo manteve suspensão de incentivos financeiros pela World (Worldcoin/Divulgação)

Criptomoedas: governo manteve suspensão de incentivos financeiros pela World (Worldcoin/Divulgação)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 6 de agosto de 2025 às 17h12.

Última atualização em 6 de agosto de 2025 às 17h28.

Tudo sobreCriptomoedas
Saiba mais

A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) recusou nesta quarta-feira, 6, um pedido da empresa Tools for Humanity para reverter a suspensão da concessão de "incentivos financeiros" para o registro de íris. A operação faz parte do projeto World, criado por Alex Blania e Sam Altman e que busca verificar a "humanidade" de seus usuários.

A decisão foi tomada pelo conselho diretor do órgão e publicada no Diário Oficial da União. Segundo a ANPD, a recusa ocorreu devido à "insuficiência de elementos que indiquem que os riscos identificados pela medida preventiva foram mitigados ou mesmo eliminados".

Em resposta, a Tools for Humanity afirma que "respeitosamente discorda da interpretação da ANPD e pretende buscar medidas legais adicionais para esclarecer a questão". Tanto os incentivos em criptomoedas para usuários quanto os registros de íris foram suspensos pela empresa.

A alternativa proposta pela organização para tentar retomar as operações envolveria a distribuição de criptomoedas como recompensa em um programa de indicação, em que o usuário receberia os ativos depois de indicar o aplicativo da World para conhecidos.

"Programas de indicação são uma prática comum no Brasil e amplamente usados em setores aéreo, financeiro, telecomunicações e de pagamentos — inclusive por instituições públicas. Acreditamos que a implementação de um programa de indicação atende à decisão técnica preliminar da Autoridade e cumpre com os requisitos da LGPD", alega.

Apesar da nova recusa, a World diz que "continuará trabalhando junto à ANPD e seguirá o processo legal conforme estabelecido, enquanto permanece comprometida em expandir o acesso à tecnologia de prova de humanidade no Brasil. Essa importante tecnologia continuará disponível para os brasileiros em locais selecionados, de forma limitada".

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Tenha acesso a carteiras recomendadas por especialistas com rebalanceamento mensal automático. Clique aqui para abrir sua conta gratuita

A primeira decisão da ANPD sobre a World foi divulgada em 24 de janeiro, meses depois do início das operações no Brasil. O projeto usa equipamentos chamados de Orb para escanear a íris dos usuários. Segundo a World, o registro é deletado e substituído por um código aleatório que serve como a "prova de humanidade". Após a operação, o usuário também pode reivindicar periodicamente a criptomoeda worldcoin.

A ANPD compartilhou preocupações sobre a forma como a World lida e protege dados sensíveis, em especial os biométricos de íris, e destacou que a oferta de criptomoedas influencia na escolha dos usuários. Em entrevista recente à EXAME, a nova líder da Tools for Humanity no Brasil disse que a empresa segue comprometida a retomar as operações da World no país.

Desde o lançamento em 2023, a World enfrenta investigações ou ordens de suspensão em diversos países, como Argentina, Coreia do Sul, Portugal, Espanha e França. Em geral, as autoridades dos países compartilham as mesmas preocupações em torno do gerenciamento de dados sensíveis e imutáveis do público.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasLGPD – Lei Geral de Proteção de DadosGovernoSam Altman

Mais de Future of Money

Autor de Pai Rico, Pai Pobre explica por que algumas pessoas não enriquecem com investimentos

Plataforma vê ação disparar 280% no ano, mas balanço desanima investidores

O movimento de US$ 213 milhões em bitcoin da BlackRock, entenda

Stablecoins serão grande tema para o regulador em 2026, diz Banco Central