Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Governo Lula diz que reserva de bitcoin é 'determinante para a nossa prosperidade'

Representante do governo federal defendeu início de debate sobre o tema, após Estados Unidos criarem reserva estratégica de bitcoin

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 26 de março de 2025 às 14h03.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

Um representante do governo Lula afirmou na última terça-feira, 25, que o debate em torno da criação de uma reserva estratégica de bitcoin no Brasil é de "interesse público" e "determinante" para a prosperidade econômica do país. As falas ocorrem após a criação de uma reserva da criptomoeda nos Estados Unidos.

O chefe de gabinete do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), Pedro Giocondo Guerra, falou sobre o tema durante a cerimônia de posse do deputado Júlio Lopes (PP-RJ) como novo presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo (FPBC).

Guerra estava representando oficialmente o governo federal quando fez a declaração sobre a reserva de bitcoin. Ele afirmou que "debater com rigor a constituição de uma reserva soberana de valor de bitcoin é de interesse público e será determinante para a nossa prosperidade".

"Bitcoin é o ouro digital, o ouro da internet. É uma tecnologia que permite transmitir riqueza de uma ponta a outra do planeta com agilidade e armazenar os frutos do nosso trabalho de maneira eficiente e segura", disse ainda o membro do governo Lula.

Guerra também citou que a criptomoeda possui características importantes que viabilizam o seu uso como reserva de valor, em especial a sua escassez e lógica deflacionária. Ao mesmo tempo, pontuou que as moedas fiduciárias podem ser impressas e têm uma lógica inflacionária.

Os comentários foram os primeiros de um membro do governo Lula sobre a reserva estratégica de bitcoin. O debate tem ganhado tração ao redor do mundo, mas na prática apenas os Estados Unidos e El Salvador possuem reservas oficiais da criptomoeda, além de investimentos por parte do Butão.

O presidente Donald Trump criou a reserva da criptomoeda a partir de uma ordem executiva em 6 de março. A reserva reúne unidades do ativo apreendidas pelo governo em operações policiais. O texto também proíbe novas vendas da moeda digital.

No Brasil, o deputado federal Eros Biondini (PL-MG) apresentou em 26 de novembro de 2024 um projeto de lei que viabilizaria a criação de uma reserva de bitcoin. A proposta afirma que a reserva ajudaria a proteger a economia nacional. A tramitação do projeto ainda está na fase inicial.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinGoverno LulaLuiz Inácio Lula da SilvaCriptomoedas

Mais de Future of Money

Trump concede perdão a fundadores de corretora cripto condenados por lavagem de dinheiro

O futuro do bitcoin está em risco? Especialistas apontam a maior ameaça para a criptomoeda

Fundador da Binance cobra R$ 720 em criptomoedas para receber mensagens de seguidores

ETFs de bitcoin batem 10 dias consecutivos de aportes e indicam recuperação na demanda pelo ativo