Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Governo dos EUA vai usar blockchain para divulgar PIB e outros dados

Secretário do Comércio dos Estados Unidos revelou que país vai usar tecnologia para registrar e divulgar estatísticas oficiais

Blockchain: governo dos EUA vai adotar tecnologia (Getty Images/Reprodução)

Blockchain: governo dos EUA vai adotar tecnologia (Getty Images/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 26 de agosto de 2025 às 17h17.

Tudo sobreBlockchain
Saiba mais

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira, 26, que vai usar a tecnologia blockchain para registrar e divulgar dados referentes à economia do país. O secretário de Comércio, Howard Lutnick, disse que a decisão reflete o comprometimento do presidente Donald Trump com a tecnologia e o mercado cripto.

Em uma coletiva de imprensa, Lutnick revelou que "o Departamento do Comércio vai começar a emitir as suas estatísticas em blockchain". Entretanto, ele não informou qual rede será usada pelo governo para divulgar os dados, que costumam ser atentamente monitorados pelo mercado ao indicar a saúde econômica do país.

Lutnick também não entrou em detalhes sobre as causas para o novo projeto. Entretanto, ao falar diretamente com Donald Trump, ele disse que o político seria um "criptopresidente", indicando que a medida faz parte da aproximação intensa entre Trump e o mercado de criptomoedas iniciada durante as eleições de 2024.

"Nós vamos colocar o PIB [Produto Interno Bruto] em blockchain para que possamos usar o blockchain e para que as pessoas possam usar o blockchain para ter acesso aos dados e distribuí-los", comentou o secretário do Comércio. Ele não compartilhou uma data exata para o início do uso da tecnologia.

Ainda segundo Lutnick, "nós vamos tornar tudo isso disponível para todo o governo, para que qualquer um possa fazer o mesmo. Estamos finalizando alguns detalhes para que possamos fazer isso". A fala indica que o governo dos Estados Unidos também pode adotar a tecnologia para registrar e compartilhar outros tipos de informações.

Governo dos EUA e o mundo cripto

A possibilidade do governo dos Estados Unidos usar a tecnologia blockchain para registrar informações já havia sido apontada por Elon Musk, na época que o bilionário integrou a gestão Trump. À época, ele disse que a tecnologia poderia aumentar a transparência e reduzir os custos em torno do sistema atual de pagamentos federais.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

Entretanto, o novo projeto indica um foco no registro de estatísticas sobre a economia dos Estados Unidos. Nas últimas semanas, o presidente Trump substituiu a chefe da área do governo responsável pelas estatísticas do mercado de trabalho, alegando que dados divulgados nos últimos meses teriam sido manipulados e estavam incorretos.

O anúncio também faz parte de uma ampla gama de ações do governo Donald Trump ligadas ao setor de criptomoedas. Desde que Trump retornou ao cargo, o país já criou reservas de criptomoedas, aprovou uma legislação específica para stablecoins pareadas ao dólar e tem avançado na criação de um arcabouço regulatório favorável ao setor. O presidente disse que quer transformar os Estados Unidos na "capital mundial das criptomoedas".

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainEstados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Future of Money

Após recomendar bitcoin, autor de Pai Rico, Pai Pobre vende criptomoeda

Bitcoin dá sinais de recuperação após queda, mas futuro do ativo é incerto

Corretora de criptomoedas Upbit planeja IPO nos EUA após concluir fusão

Bitso anuncia lançamento de exchange descentralizada e token próprio para 2026