Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Governo dos EUA sabe quem é o criador do bitcoin? Advogado diz que sim e quer liberar informação

James Murphy entrou com um pedido de acesso a informações do governo para tentar descobrir quem é Satoshi Nakamoto

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 8 de abril de 2025 às 16h50.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

Quem é Satoshi Nakamoto? O mistério em torno da verdadeira identidade do criador do bitcoin é o mais antigo, e o que mais intriga, no mercado de criptomoedas. Entretanto, um advogado afirmou recentemente que o governo dos Estados Unidos sabe quem é a pessoa por trás do pseudônimo, e agora quer tornar a informação pública.

James Murphy entrou na última segunda-feira, 7, com um pedido pela Lei de Acesso à Informação dos Estados Unidos destinado do Departamento de Segurança Nacional dos EUA. No pedido, ele afirma que o ministério sabe a identidade de Nakamoto e solicita acesso à informação.

O advogado explicou a sua convicção em uma publicação no X, antigo Twitter. "O meu pedido solicita documentos que foram citados em declarações de uma agente especial do Departamento. Segundo ela, o Departamento encontrou e entrevistou o criador do bitcoin, Satoshi Nakamoto".

"Eu processei o governo dos Estados Unidos para descobrir exatamente o que ele sabe sobre essa história", disse Murphy. A agente citada pelo advogado é Rana Saoud, que disse em 2019 que o governo norte-americano abriu uma investigação para descobrir quem era Satoshi Nakamoto.

Ela afirmou à época que autoridades chegaram a visitar Nakamoto no estado da Califórnia. "Eles sentaram, conversaram com ele, descobriram como tudo isso [o bitcoin] funciona e porque ele decidiu criá-lo". Entretanto, a identidade nunca foi revelada.

Murphy diz que, se a entrevista com Satoshi Nakamoto realmente ocorreu, ela precisou ser transcrita e registrada junto ao Departamento. Por isso, ele agora busca obter acesso a esses documentos. Não há uma garantia de que o pedido será atendido pelas autoridades.

Ao longo dos anos, diversos nomes foram sugeridos como possíveis figuras por trás da criação do bitcoin. Em 2024, a Justiça do Reino Unido concluiu que Craig Wright mentiu ao dizer que era Nakamoto. Já um documentário da HBO apontou Peter Todd como o criador do bitcoin, mas ele negou.

Outro nome que ganhou força nas teorias de investidores é o de Steve Jobs, fundador da Apple. Jobs morreu no mesmo período em que Nakamoto interagiu com o público pela última vez, alimentando as teorias sobre o tema. O bilionário Elon Musk e os desenvolvedores Nick Szabo e Adam Back também são citados como opções.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

América Latina vai ter 'enormes oportunidades' no mercado Web3, aponta estudo

Investigação revela maior roubo da história do mercado cripto, que ficou em segredo por 5 anos

Autor de Pai Rico, Pai Pobre prevê queda do bitcoin e quer dobrar posição caso "maldição" aconteça

Corretora cripto Bullish anuncia IPO e quer arrecadar mais de R$ 3 bilhões