Future of Money

Governo de Buenos Aires quer implantar nós validadores da Ethereum até 2023, diz secretário

Capital da Argentina pode se tornar uma das primeiras cidades a ter nós validadores implantados pelo próprio governo em iniciativa inovadora

Projeto não é o primeiro do governo no setor (btgbtg/Getty Images)

Projeto não é o primeiro do governo no setor (btgbtg/Getty Images)

Cada vez mais interessada na tecnologia blockchain, a capital da Argentina, Buenos Aires, pleneja implantar nós validadores da rede Ethereum até 2023. A informação foi divulgada pelo secretário de inovação e transformação digital da cidade, Diego Fernández, durante a conferência ETHLatam no final da última semana.

Nós validadores são os computadores responsáveis por verificar as transações que passam pela Ethereum e são remunerados em ether, a criptomoeda nativa da rede, por seu trabalho.

Ainda que a Ethereum esteja prevista para passar por uma importante atualização em setembro, que eliminará a mineração e modificará o mecanismo de consenso utilizado para validar suas transações, os nós validadores continuarão sendo necessários.

(Mynt)

Em entrevista ao CoinDesk, Fernández disse que o esforço “tem propósitos exploratórios e regulatórios” e ajudará a cidade de 3 milhões de habitantes a “desenvolver uma regulamentação adaptável” para os criptoativos. Buenos Aires pode se tornar uma das primeiras cidades do mundo a possuir nós validadores da Ethereum implementados pelo próprio governo.

A iniciativa será colocada em prática a partir de um sandbox regulatório, aprovado pela legislatura da capital argentina em 2021, de acordo com o secretário de inovação e transformação digital.

Através do ambiente de testes, entidades privadas seriam convocadas para contribuir com o projeto. Apesar de não ter informado quantos nós a cidade pode vir a instalar, Fernández revelou que eles seriam hospedados em data centers de “classe mundial” do governo de Buenos Aires.

O governo da capital argentina sinaliza estar em um crescente movimento exploratório quanto à tecnologia blockchain e o universo das criptomoedas. Desde o início do ano, a cidade vem trabalhando em iniciativas no setor.

Em março, Diego Fernández revelou que a cidade estava trabalhando em uma plataforma de identidade digital baseada em blockchain. A “TangoID” foi idealizada para dar aos moradores da cidade o controle sobre seus dados pessoais, como aqueles contidos no RG brasileiro. A previsão para o seu lançamento é janeiro de 2023. Já em abril, o prefeito Horacio Rodríguez Larreta anunciou que a cidade passaria a aceitar criptomoedas no pagamento de impostos.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaBlockchainBuenos AiresEthereum

Mais de Future of Money

Senadora pede explicação para venda de bitcoin pelos EUA e alerta para prejuízos anteriores

Próximo secretário do Tesouro dos EUA afirma ser contra criação de Dólar Digital

Criptomoeda meme dogecoin pode ganhar ETF nos EUA ainda em 2025, diz empresa

Tether, maior empresa de stablecoins do mundo, anuncia mudança de sede para El Salvador