Future of Money

Governo abre consulta pública sobre "estratégia nacional" para digitalização

Atualmente, governo brasileiro já usa tecnologia blockchain em áreas da administração pública, incluindo para o compartilhamento de dados

 (Reprodução/Reprodução)

(Reprodução/Reprodução)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 12 de dezembro de 2023 às 10h31.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou na última segunda-feira, 11, a abertura de uma consulta pública, na ferramenta Brasil Participativo, para colher contribuições sobre o conjunto de recomendações para a digitalização do governo até o dia 22 de dezembro.

“Nós tivemos uma participação muito qualificada em todos os eventos voltados para a construção da estratégia, chegamos a mais de 300 propostas de recomendações para orientar as políticas de governo digital em todo Brasil”, disse o secretário de Governo Digital da pasta, Rogério Mascarenhas.

Entre os desafios encontrados pelo ministério e que envolvem a nova consulta estão a falta de coordenação e governança para promover estratégias locais de digitalização do governo e a falta de capacidade para desenvolver soluções inclusivas e adequadas à nova realidade do país.

“Todo este trabalho demonstrou o desejo de uma atuação coordenada entre União, estados e municípios, ficou clara a vontade de manutenção do diálogo, da abordagem cooperativa entre todos os níveis de governo e da colaboração na disponibilização de soluções comuns para todos os entes”, afirmou Mascarenhas.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Digitalização do governo

Atualmente, o governo já usa diversas ferramentas em blockchain dentro da administração pública, como o bCadastros, BConnect e outros recursos para compartilhamento de informações entre autarquias como Banco Central e CVM. Além disso, há o uso de blockchain no SUS e em outras aplicações do governo federal.

Para impulsionar a implantação da Estratégia Nacional, o governo federal vai reforçar a atuação da Rede Nacional de Governo Digital, a rede GOV.BR). A rede é um espaço de colaboração, intercâmbio, articulação e disseminação de soluções e iniciativas inovadoras relacionadas a temática de Governo Digital. Até o momento, estão na rede os 27 estados, 24 capitais e mais de 680 municípios, atingindo cerca de 89 milhões de brasileiros.

Um exemplo da atuação do governo federal será a disponibilização de soluções que serão estruturantes para todos os entes, como a Conta GOV.BR e a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que usa blockchain para confirmar os dados do CPF.

Segundo o secretário, estas ferramentas garantem a identificação dos brasileiros e comprovam em meios digitais que a pessoa é quem diz ser, o que pode ampliar a confiança e facilitar a transformação dos serviços digitais de estados e municípios. Além disso, a administração vai articular parcerias com organizações nacionais e internacionais para financiamento e apoio técnico para outros entes.

"A Estratégia Nacional de Governo Digital visa articular e direcionar, a partir de um conjunto de recomendações estratégicas, as iniciativas de governo digital nas diversas esferas da federação, de modo a ampliar e simplificar o acesso de todas as pessoas aos serviços públicos. Servirá de orientação sobre como o Governo Federal, os estados e os municípios vão elaborar suas próprias estratégias de governo digital, no âmbito de sua competência, mas mantendo alinhamento mínimo no conjunto de iniciativas", destaca o governo.

yt thumbnail

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainGovernoGoverno LulaMinistério da Gestão e Inovação

Mais de Future of Money

Senadora pede explicação para venda de bitcoin pelos EUA e alerta para prejuízos anteriores

Próximo secretário do Tesouro dos EUA afirma ser contra criação de Dólar Digital

Criptomoeda meme dogecoin pode ganhar ETF nos EUA ainda em 2025, diz empresa

Tether, maior empresa de stablecoins do mundo, anuncia mudança de sede para El Salvador