Future of Money

Google lança serviço para hospedar nós de validação do blockchain Ethereum

Nova ferramenta da empresa faz parte do "compromisso de ajudar os desenvolvedores Web3 a construir e implantar novos produtos"

Serviço do Google busca reduzir a dificuldade de criar um nó e eliminar a necessidade de administrá-lo constantemente (KIRILL KUDRYAVTSEV/Getty Images)

Serviço do Google busca reduzir a dificuldade de criar um nó e eliminar a necessidade de administrá-lo constantemente (KIRILL KUDRYAVTSEV/Getty Images)

O Google anunciou nesta quinta-feira, 27, que vai lançar um novo serviço na sua plataforma de armazenagem de dados na nuvem voltado para as redes blockchain, com aplicação inicial na rede Ethereum e nos validadores que integram seu mecanismo de consenso.

De acordo com um comunicado do gigante de tecnologia, o novo serviço faz parte do "compromisso de ajudar os desenvolvedores Web3 a construir e implantar novos produtos em plataformas baseadas em blockchain".

(Mynt/Divulgação)

Atualmente, as transações realizadas em uma rede blockchain são validadas por 'nós', um termo que se refere a uma máquina como computador ou notebook ou a um servidor que contém todos os dados de transação da rede. Esses nós são constantemente atualizados com novas informações.

A ideia da ferramenta, chamada de Blockhain Node Engine, é reduzir a dificuldade de criar um nó e eliminar a necessidade de administrá-lo constantemente, transferindo a hospedagem para o serviço de armazenamento em nuvem do Google.

A empresa diz que o serviço tornará o processo de criação de um nó "mais rápido e fácil, permitindo que os desenvolvedores implantem um novo nó com uma única operação e especifiquem a região e a rede desejadas".

O Google informou ainda que o projeto deverá oferecer mais segurança para os donos dos nós, permitindo que eles gerenciem quem tem acesso ou não a eles e limitando a comunicação com clientes.

A Ethereum passou recentemente por uma atualização no seu mecanismo de consenso, o "The Merge", que substitui a prova de trabalho (proof-of-work) pela prova de participação (proof-of-stake).

A ideia é tornar o processo menos intensivo em energia, com os validadores — e não mais mineradores — precisando apenas depositar uma quantia em ether para ter a permissão de validar transações na rede, compondo nós como os que serão suportados pela nova ferramenta do Google.

Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:BlockchainEthereumGoogle

Mais de Future of Money

BC adia fim de consultas públicas sobre regras para mercado de criptomoedas

Powell: bancos são "perfeitamente capazes" de oferecer serviços de cripto para clientes

Bitcoin tem correlação maior com small caps de tecnologia, aponta JPMorgan

Expansão de stablecoins pode gerar novo ciclo de alta de criptomoedas, diz empresa