Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Fusaka: próxima atualização da Ethereum prevista para novembro pode atrasar

Mercado aguarda ansioso por nova atualização do blockchain, mas projeto pode ser adiado em meio a dificuldades

Ethereum: blockchain tem atualização prevista para novembro (Reprodução/Reprodução)

Ethereum: blockchain tem atualização prevista para novembro (Reprodução/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 14 de agosto de 2025 às 11h27.

Tudo sobreEthereum
Saiba mais

A próxima grande atualização da Ethereum já tem nome: Fusaka. O conjunto de mudanças no blockchain está previsto para ser implementado em novembro deste ano, poucos meses após a conclusão da atualização Pectra, uma das mais importantes da rede até o momento. Entretanto, o projeto pode acabar atrasando.

O alerta foi compartilhado recentemente por Matthew Keil, um dos desenvolvedores envolvidos na atualização. Ele afirmou que o cronograma para a implementação das mudanças é apertado e que há chances reais que as mudanças concretas com a atualização sejam concretizadas apenas no início de 2026.

Keil solicitou que os desenvolvedores da Ethereum aprovem uma proposta de atrasar a data limite para o fechamento de todas as atualizações e início dos testes. Ele disse, porém, que o adiamento ainda viabilizaria a implementação da Fusaka em novembro de 2025, como previsto.

A proposta de Keil já ganhou o apoio de diversos desenvolvedores importantes para a continuidade do blockchain. O temor é que a atualização não tenha os testes adequados e que os desenvolvedores acabem se sobrecarregando no processo, abrindo margem para problemas futuros.

Desafio da escalabilidade

A Fusaka tem como foco um dos principais problemas atuais da Ethereum: a escalabilidade. A expectativa é que a atualização aprofunde os ganhos de escalabilidade trazidos pelo conjunto anterior de mudanças implementado em maio, a Pectra. Um dos aspectos centrais é a melhoria da disponibilidade de dados.

Segundo os responsáveis pela atualização, as mudanças não apenas permitiriam uma escalabilidade maior para o blockchain como também aumentarão a sua velocidade e reduzirão as taxas pagas atualmente por usuários. A expectativa é que isso torne a rede mais competitiva em relação a projetos que já contam com essas características.

Analistas ressaltam que a Pectra tem conseguido cumprir com parte desses objetivos, sendo apontada como um dos principais fatores por trás da disparada recente do ether. Entretanto, ainda há mais trabalho a ser feito para a Ethereum recupere a sua competitividade no mercado.

Até o momento, a Fusaka ainda não possui uma data oficial de lançamento, mas a previsão não foi alterada, com implementação agendada para novembro. Os atrasos podem impactar negativamente investidores e reverter um cenário positivo para o blockchain.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:EthereumBlockchainCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Com apoio de Donald Trump, USD1 será maior 'dólar digital' até 2028, projeta empresa

Grandes investidores da Ethereum intensificam compras da criptomoeda após recorde

Bitcoin ainda está concentrado em pequenos investidores, mas instituições começam a ganhar espaço

Bilionário diz que é inocente após ter criptomoedas congeladas por projeto ligado a Donald Trump