Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Fundador da FTX volta para a prisão após ter fiança revogada nos EUA

Sam Bankman-Fried é acusado de tentar intimidar testemunhas envolvidas no julgamento sobre a falência da corretora de criptomoedas

Sam Bankman-Fried deixou comando da FTX após falência da corretora (Bloomberg/Getty Images)

Sam Bankman-Fried deixou comando da FTX após falência da corretora (Bloomberg/Getty Images)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 14 de agosto de 2023 às 10h49.

O ex-CEO e fundador da FTX Sam Bankman-Fried voltou para a prisão nos Estados Unidos após um juiz revogar a finança que permitia que ele permanecesse em prisão domiciliar. O executivo enfrenta um julgamento no país pela sua participação na falência da corretora de criptomoedas, que chegou a ser a segunda maior do mundo antes da quebra em 2022.

A decisão teria sido tomada após a revelação de que Bankman-Fried teria tentado intimidar testemunhas do caso para evitar depoimentos que o prejudicassem. De acordo com relatos de indivíduos presentes em uma audiência no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, o juiz Lewis Kaplan ordenou a revogação da fiança de Bankman-Fried.

O juiz determinou ainda que Bankman-Fried será mantido na prisão até o final de seus dois julgamentos por fraudes relacionadas às suas atividades na FTX.  Os promotores estavam buscando a revogação da fiança de US$ 250 milhões do executivo, que o mantinha fora da custódia desde sua acusação em dezembro de 2022.

Kaplan teria dito que as entrevistas de Bankman-Fried com repórteres do jornal The New York Times resultaram no compartilhamento de informações com a provável intenção de "ferir e assustar" Caroline Ellison, ex-CEO da Alameda Research, sua ex-colega e namorada.

A equipe jurídica de Bankman-Fried confirmou que ele havia fornecido aos repórteres algumas das informações publicadas, o que levou Kaplan a impor uma ordem de silêncio que impede declarações extrajudiciais relacionadas ao caso criminal.

A procuradora Danielle Sassoon teria citado violações anteriores das condições de fiança de Bankman-Fried, que incluíam uma mensagem no aplicativo Signal para o conselheiro geral da FTX.US, Ryne Miller, em janeiro, o uso de uma rede privada virtual para sua atividade na internet e a divulgação de informações para repórteres com o objetivo de intimidar Ellison.

"Diante das evidências, minha conclusão é que há motivo para acreditar que o réu tentou interferir nas testemunhas pelo menos duas vezes", disse Kaplan, listando violações adicionais. "Considerando tudo, vou revogar a fiança".

  • Para você que adora ler notícias de crypto, a Mynt é o aplicativo ideal para você. Invista e aprenda sobre crypto ao mesmo tempo com conteúdos descomplicados para todos os públicos. Clique aqui para abrir sua conta.

Julgamento de Sam Bankman-Fried

Sassoon teria argumentado que o ex-CEO da FTX teria supostamente pedido a testemunhas para apagar determinadas mensagens e documentos. O advogado de Bankman-Fried, Mark Cohen, teria pedido que juiz permitisse que ele continuasse com as condições de fiança, citando a necessidade de coordenação com a equipe jurídica, e acrescentou que qualquer alegação de intimidação de testemunhas seria um assunto para seu julgamento em outubro.

"O fato de o réu ter sido mais sutil do que um mafioso não significa que está tudo bem. [...] É o suficiente para o tribunal concluir que a detenção é apropriada se ele não for provável de cumprir suas condições de fiança", teria dito Sassoon. "Ele está determinado a interferir na integridade do julgamento".

Até então, Sam Bankman-Fried estava cumprindo uma detenção domiciliar na casa dos seus pais, na Califórnia. Ele enfrenta 12 acusações criminais distribuídas em dois julgamentos programados para começar em outubro de 2023 e março de 2024.

Embora os promotores tenham anunciado em julho que planejavam retirar uma acusação relacionada a violações das leis de financiamento de campanhas devido às condições de um acordo de extradição com as Bahamas, eles disseram que ainda considerarão o suposto esquema como parte de uma acusação de fraude eletrônica.

yt thumbnail

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Corrida espacial do bitcoin? Empresa brasileira tem investimento na cripto como principal negócio

Grandes bancos criam aliança para lançar 'euro digital' e aproveitar onda das stablecoins

‘Boom’ de empresas investindo em bitcoin pode se beneficiar de contratos futuros, diz diretor da CME

CVM lança consulta pública para 'reformar' regras para tokenização de ativos