Future of Money

Fotógrafo renomado lança coleção de NFTs de fotografias da Amazônia em plataforma da Sotheby's

Casa famosa de leilões comercializará NFTs de Sebastião Salgado em plataforma exclusiva e classificou o trabalho como “a coleção mais significativa de NFTs de um fotógrafo vivo''

Foto selecionada para a coleção de NFTs de Salgado (Sebastião Salgado/Reprodução)

Foto selecionada para a coleção de NFTs de Salgado (Sebastião Salgado/Reprodução)

Um dos maiores fotógrafos do Brasil e do mundo anunciou nesta quinta-feira, 6, sua entrada no mercado de tokens não fungíveis (NFTs). A coleção de fotografias feitas na Amazônia por Sebastião Salgado será comercializada a partir do dia 12 de outubro na plataforma da Sotheby’s, desenvolvida especialmente para leilões de NFTs.

A famosa casa de leilão classificou o trabalho de Salgado como “a coleção mais significativa de NFTs de um fotógrafo vivo”. Foram cinco meses de curadoria para desenvolver a coleção de cinco mil fotografias das mais de 60 viagens feitas pelo fotógrafo para a região da Amazônia.

(Mynt/Divulgação)

As imagens retratam as comunidades indígenas do Brasil, seus costumes e diferentes paisagens. Além da coleção de NFTs, elas também foram exibidas em exposições e museus de São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Roma e Paris.

“A Amazônia evoca maravilha e, para a maioria das pessoas, o desejo de protegê-la e seus habitantes nativos do desmatamento, incêndios, extração ilegal de madeira e mineração e doenças ‘importadas’. Passar um tempo na floresta, sobretudo na companhia de indígenas, é vivenciá-la ainda de outra forma”, afirmou Sebastião Salgado na página oficial da coleção.

A partir do dia 12 de outubro, usuários poderão realizar a compra dos NFTs na plataforma da Sotheby’s. No entanto, não será possível escolher a fotografia, que será revelada ao comprador apenas três dias após a compra e selecionada de forma aleatória.

Os NFTs serão divididos entre dez categorias diferentes. Cada uma vai representar uma região ou aldeia registrada pelo fotógrafo em suas viagens.

Em sua página oficial, a coleção destacou sua preocupação com a preservação da Amazônia e a manutenção da sustentabilidade a nível mundial. Por isso, segundo a página oficial, o blockchain escolhido para a emissão dos NFTs foi a Ethereum.

Há pouco menos de um mês a rede passou por uma atualização que garantiu a economia de cerca de 99% no consumo de energia elétrica.

“Para destacar o compromisso de Sebastião Salgado com a conversa ambiental, a Sotheby’s apresentará a primeira coleção NFT do artista de suas extraordinárias fotografias no recém-atualizado blockchain Ethereum”, afirmou a Sotheby’s.

Segundo a casa de leilões, o consumo de toda a Ethereum agora é inferior a 85 MW, o equivalente ao consumo de energia de aproximadamente 2,1 cadas nos Estados Unidos.

Cada NFT será vendido pelo preço fixo de US$ 250, o equivalente a cerca de R$ 1,3 mil. Todo o valor das vendas será doado ao Instituto Terra, ONG de conservação e reflorestamento da mata atlântica que o fotógrafo criou com sua esposa, Lélia Wanick Salgado, na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.

Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:FotografiaNFTNFTsSotheby's

Mais de Future of Money

Senadora pede explicação para venda de bitcoin pelos EUA e alerta para prejuízos anteriores

Próximo secretário do Tesouro dos EUA afirma ser contra criação de Dólar Digital

Criptomoeda meme dogecoin pode ganhar ETF nos EUA ainda em 2025, diz empresa

Tether, maior empresa de stablecoins do mundo, anuncia mudança de sede para El Salvador