Patrocínio:
Repórter do Future of Money
Publicado em 31 de março de 2025 às 10h44.
Donald Jr. e Eric Trump, filhos do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, anunciaram nesta segunda-feira, 31, a criação da "American Bitcoin", uma empresa de mineração de bitcoin. A operação será sediada nos Estados Unidos e é fruto de uma parceria com a Hut 8, que já atua no segmento de mineração da criptomoeda.
De acordo com a Hut 8, a nova empresa vai aproveitar a estrutura de data centers da American Data Centers, uma das empresas dos dois irmãos. Os filhos de Donald Trump serão donos de 20% da companhia, enquanto os 80% restantes ficarão com a Hut 8.
Pela parceria, a Hut 8 irá fornecer 61 mil máquinas de mineração de bitcoin para a nova empresa. O acordo não envolve nenhum tipo de transação financeira entre as duas partes. Eric Trump também foi anunciado como o chefe de estratégia da companhia (CSO).
Trump descreveu o projeto como uma iniciativa alinhada ao foco da sua família em "ativos duros", comparando as criptomoedas a ativos imobiliários. Ele também disse que quer construir uma reserva de bitcoin na companhia e que planeja a realização de um IPO.
As máquinas fornecidas pela Hut 8 ficarão hospedadas nos data centers das empresas dos irmãos Trump. A American Bitcoin será uma empresa separada da Trump Organization, que reúne diversos empreendimentos diferentes criados pelo presidente dos Estados Unidos.
O projeto também planeja aproveitar custos de energia menores nos Estados Unidos para tornar as atividades de mineração mais eficientes. Com isso, a expectativa é que a empresa tenha uma "vantagem competitiva" em relação a outras companhias de mineração da criptomoeda.
O novo anúncio faz parte de uma sequência de projetos da Família Trump no mundo das criptomoedas. Em 24 de março, a Trump Media anunciou uma parceria com a corretora Crypto.com para lançar ETFs de criptomoedas, incluindo um fundo de investimento em bitcoin.
No dia seguinte, o World Liberty Financial, projeto cripto apoiado pelos filhos de Trump e pelo presidente, anunciou a criação da USD1, a sua stablecoin própria pareada ao dólar. O projeto foi lançado nos blockchains Ethereum e BNB Chain.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube | Telegram | TikTok