Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Os EUA ganham primeira reserva estadual de bitcoin e adoção da criptomoeda tem novo avanço

New Hampshire se tornou o primeiro estado americano a concluir o processo para criar uma reserva estratégica de bitcoin

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 6 de maio de 2025 às 17h28.

Última atualização em 6 de maio de 2025 às 18h01.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

O estado de New Hampshire se tornou o primeiro dos Estados Unidos a concluir o processo de criação de uma lei para o desenvolvimento de uma reserva estratégica de bitcoin. A proposta já havia sido aprovada no âmbito legislatório e foi sancionada nesta terça-feira, 6, pela governadora Kelly Ayotte.

A governadora, que é do mesmo partido do presidente Donald Trump, comemorou a sanção do projeto de lei em uma publicação nas redes sociais. "Acabei de assinar uma nova lei que permite que o nosso estado realize investimentos em criptomoedas e em metais preciosos", afirmou Ayotte.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

O projeto de lei permite que o governo de New Hampshire invista até 5% de todos os seus fundos públicos em criptomoedas que tenham uma capitalização de mercado superior a US$ 500 bilhões. No momento, apenas o bitcoin se enquadra na categoria, o que significa que a reserva será composta apenas pelo ativo.

A sanção foi comemorada pela organização sem fins lucrativos Satoshi Action Fund, que tem defendido a criação de reservas estaduais da criptomoeda. "A primeira [lei sancionada] é, de longe, a mais difícil. Ter um estado que já fez isso realmente aumentará o ímpeto político", projeta Dennis Porter, fundador da organização.

O governo do presidente Donald Trump criou uma reserva estratégica nacional de bitcoin em março deste ano. A reserva ainda não envolve compras da criptomoedas, apenas o aproveitamento de unidades do ativo que já foram apreendidas ao longo dos últimos anos em operações policiais.

Desde então, diversos projetos que buscavam replicar a reserva a nível estadual fracassaram ao redor do país. O caso mais recente foi no Arizona, onde o projeto chegou a ser aprovado pelo Senado e pela Câmara estaduais, mas acabou sendo vetado pela governadora Katie Hobbs, do Partido Democrata.

Estados como a Pennsylvania, Wyoming, Montana, Dakota do Norte e Dakota do Sul estão entre os que rejeitaram projetos de reservas estratégicas de bitcoin. Em geral, os projetos costumam ter apoio de membros do Partido Republicano, o mesmo de Trump, e rejeição de membros do Partido Democrata, mas também há legisladores republicanos que se opõem à medida.

A criação de reservas estatais de bitcoin é vista por analistas como um dos passos mais importantes para uma valorização expressiva da criptomoeda ao longo dos próximos anos. As reservas estaduais devem envolver a compra direta do ativo, o que beneficia ainda mais o seu preço.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Ethereum ainda pode bater recorde? Saiba se ainda há oportunidades para aproveitar

Com que narrativas dá para lucrar neste ciclo do mercado de criptomoedas?

Analista da Bloomberg diz que bitcoin é ‘ouro na adolescência’ e cita potencial de valorização

Ethena dispara 118% e lidera altas de criptos em julho; veja destaques positivos e negativos