Patrocínio:
ETFs de bitcoin: grupo estreou na Bolsa de Londres (Mike Kemp/In Pictures/Getty Images)
Editor do Future of Money
Publicado em 20 de outubro de 2025 às 11h15.
Última atualização em 21 de outubro de 2025 às 10h29.
Um grupo de ETFs de bitcoin estreou nesta segunda-feira, 20, na Bolsa de Londres. É a primeira vez que o Reino Unido vai contar com produtos de investimento em criptomoedas disponibilizado para o público, após o fim de uma proibição em torno desses fundos estabelecida em 2021.
As gestoras BlackRock, WisdomTree, 21Shares e Bitwise lançaram seus ETPs - equivalente a um ETF na Europa - na abertura de mercado da Bolsa de Londres. O foco dos produtos de investimento está em investidores tradicionais de varejo, que não contavam com um produto do tipo no país.
Em 2021, a Autoridade de Conduta Financeira (LCA, na sigla em inglês) havia proibido o lançamento de qualquer produto de investimento em criptomoedas voltado a investidores de varejo. À época, o regulador apontou os riscos expressivos e a volatilidade do setor.
Já em agosto deste ano, a LCA decidiu voltar atrás e autorizou o lançamento de ETFs de bitcoin e outras criptomoedas a partir do mês de outubro. A reversão refletiu uma maior maturidade do mercado, o desenvolvimento de produtos mais seguros e uma demanda crescente de investidores.
No caso da 21Shares, a gestora sediada na Suíça também lançou outros três ETFs de criptomoedas junto com o novo fundo de bitcoin, incluindo o primeiro ETF de ether do Reino Unido. A gestora atua na Europa e recentemente expandiu as suas operações para o Brasil.
Russel Barlow, CEO da 21Shares, disse em comunicado que "o lançamento de hoje representa um marco para o mercado do Reino Unido e para os investidores que, por anos, foram excluídos de produtos cripto regulamentados". Ele afirmou que o fim da proibição "começa a nivelar o campo de atuação em relação à Europa".
A Wisdom Tree também expandiu o acesso a seus ETFs de bitcoin e ether que, anteriormente, estavam disponíveis apenas para investidores institucionais. Até o final da semana, eles serão disponibilizados para todas as classes de investidores do Reino Unido.
A LCA determinou que os novos produtos de investimento precisarão seguir as mesmas regras a que outros ETFs estão sujeitos atualmente no Reino Unido. A tendência é que o fim da proibição leve a uma onda de lançamentos de ETFs de criptomoedas nos próximos meses.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube | Telegram | TikTok