Repórter do Future of Money
Publicado em 20 de fevereiro de 2025 às 12h11.
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump reforçou na última quarta-feira, 19, que quer transformar o país na "capital das criptomoedas". Ele destacou que pretende colocar o mercado norte-americano na liderança do setor, junto com outras tecnologias emergentes.
Trump falou sobre o tema durante um evento na cidade de Miami, na Flórida. Ele associou os recordes recentes de preço do bitcoin à visão no mercado de que o seu governo será pró-cripto e adotará ações que tendem a beneficiar o setor e o seu crescimento nos próximos anos.
"O bitcoin registrou diversas altas recordes porque todos sabem que eu estou comprometido em transformar os Estados Unidos na capital das criptomoedas", comentou o presidente. A afirmação é corroborada por analistas, já que o bitcoin disparou exatamente após a vitória de Trump nas eleições.
Trump disse ainda que o país quer "estar na liderança de tudo, e uma dessas coisas é cripto". Ele também afirmou que a cidade de Miami tem se destacado como um polo de cripto nos Estados Unidos, e que a cidade "pode continuar" nessa posição nos próximos anos.
O presidente dos Estados Unidos também destacou que tomou ações para "encerrar a guerra de Joe Biden contra o bitcoin e as criptomoedas", se referindo à postura mais rígida contra o setor adotada pelo seu antecessor, em especial na atuação da SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.
"Nós encerramos essa guerra completamente. A guerra acabou. Eles eram muito hostis com cripto até o fim", destacou Trump. O político já anunciou a substituição de Gary Gensler como presidente da SEC por Paul Atkins, nome visto como mais favorável ao mercado cripto.
Além de falar sobre cripto, Trump também citou o setor de inteligência artificial, reforçando que o país também buscará assumir a "liderança" nesse segmento. Uma das primeiras ordens executivas assinadas pelo presidente focou exatamente nesse tema, incentivando ações para a área.
Já em relação às criptomoedas, uma ordem executiva assinada por Donald Trump criou um grupo de trabalho para avaliar a criação de regulações específicas para o mercado e a possibilidade de criar uma reserva nacional de ativos digitais, em especial de bitcoin, o que tem animado investidores.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube | Telegram | TikTok