Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Entenda porque novas funções com criptomoedas do Twitter são importantes

A nova carteira de gorjetas e em breve a verificação de NFTs mudarão completamente o modo como utilizamos o Twitter frente a tentativas de cooptação do movimento cripto

 (SOPA Images/Getty Images)

(SOPA Images/Getty Images)

Coindesk

Coindesk

Publicado em 24 de setembro de 2021 às 17h14.

Última atualização em 24 de setembro de 2021 às 18h03.

Por David Z. Morris*

Os últimos meses foram repletos de momentos transformadores no mundo das criptomoedas. Desde a adoção do bitcoin como moeda de curso legal em El Salvador até o poder de fogo político que se manifestou durante um debate do Congresso americano, a sensação é que as ideias e previsões que estive cobrindo como jornalista durante quase uma década estão começando a se tornar realidade.

Eu acho que o anúncio da quinta-feira, 23, sobre as novas funcionalidades de cripto no Twitter, tem importância parecida. Primeiro, uma funcionalidade para gorjetas que irá conectar perfis na rede Bitcoin e nos endereços do lightning network (assim como outros serviços de pagamento). O serviço não está disponível para o Android ainda, então não pude utilizá-lo. Mas as prévias demonstram uma experiência intuitiva e simplificada que aparenta estar pronta para embarcar novos usuários no mundo do bitcoin. O Twitter também afirma que irá implementar a verificação de tokens não fungíveis (NFTs) na plataforma em breve, apesar de não ter revelado quando.

Essa será a maior integração do mundo cripto com um serviço digital popular no mundo todo (e de forma diferente da adotada por aplicativos financeiros como RobinHood e PayPal). E o fato disso ter partido do Twitter não poderia ser mais otimista.

É verdade que o Twitter, que possui aproximadamente 360 milhões de usuários ativos mensalmente, está longe de ser a maior rede social do mundo é menor até que o Pinterest, que possui 450 milhões de usuários mensais e ainda não é páreo para o Facebook, que atinge 3 bilhões de usuários por mês. Porém, mais importante que o tamanho, é o fato de que o Twitter (apesar disso ser subjetivo) é a rede social preferida de figuras influentes em diversas áreas, e é o ambiente onde esses líderes conversam entre si com mais impacto. Além disso, essas pessoas estão cercadas de uma grande fonte de informação, que é a comunidade cripto presente na rede social. Por uma feliz coincidência, tal comunidade vem se tornando (pelo menos do meu ponto de vista) bem menos tóxica e mais acolhedora.

Dito isso, eu não tenho muita certeza se a integração com a rede Bitcoin é a melhor parte dessas novidades no Twitter. A interface de design amigável do lightning é animadora, mas o Twitter nunca proibiu a publicação de endereços de carteira digital nos perfis, então de certo modo é mais uma atualização do que uma opção completamente nova.

“A verificação de NFTs, no entanto, seria um grande passo”

A verificação de NFTs, no entanto, seria um grande passo. A funcionalidade ainda está em desenvolvimento mas pode promover a confirmação e expressão visual que um NFT disposto em um perfil do Twitter é realmente autêntico, e que seu dono é o mesmo dono daquele perfil. Assim como discutimos anteriormente, os NFTs são uma forma inovadora e poderosa de flexibilizar e demonstrar afiliações à comunidades online, mas essa integração tornará nossas reivindicações muito mais claras e eficazes.

Finalmente, é uma ótima notícia que essas funcionalidades, que utilizam a infraestrutura de um blockchain verdadeiramente público, chegarão ao mercado antes da tentativa esquisita do Facebook de criar uma pseudocriptomoeda chamada diem. A diem sempre foi, em partes, um risco calculado para aumentar o tamanho do Facebook e ludibriar usuários e anunciantes para que entrem em um sistema de pagamentos sob o qual o Facebook teria influência. A adoção do Twitter de um sistema que não controla nada demonstra que um futuro melhor é possível.

* David Z. Morris escreve para a CoinDesk.

Este é um conteúdo da CoinDesk. O texto não reflete necessariamente a opinião da EXAME.

Texto traduzido e republicado com autorização da Coindesk

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube

Acompanhe tudo sobre:BlockchainCriptoativosCriptomoedasNFTsTwitter

Mais de Future of Money

Itaú: Drex será o catalisador para a tokenização no Brasil

Bitcoin está se tornando reserva de valor, diz secretário do Tesouro dos EUA

Adeus USDT? Tether avalia lançar nova stablecoin para cumprir com regulação dos EUA

Efeito Trump: presidente faz mercado cripto saltar e depois perder quase todos os ganhos em 5 meses