Crise em banco famoso por apoiar cripto pode acabar em encerramento de operações (Reprodução/Reprodução)
Agência de notícias
Publicado em 9 de março de 2023 às 09h53.
A empresa-mãe do Silvergate Bank, reconhecido por muitos no espaço como um dos principais bancos de criptomoedas, anunciou planos para “reduzir suas operações” e liquidar o banco.
Em um anúncio de 8 de março, a Silvergate Capital Corporation disse que a decisão de encerrar as operações foi tomada “à luz dos recentes desenvolvimentos regulatórios e da indústria”. Segundo a empresa, o plano de liquidação do Silvergate Bank inclui o “reembolso total de todos os depósitos”.
Muitas empresas de criptomoedas, incluindo Coinbase, Paxos, Gemini, BitStamp e Galaxy Digital, anunciaram em março que cortariam seus laços com o banco após a revelação de que uma investigação sobre o suposto envolvimento do Silvergate no colapso da FTX estava em andamento. Em 3 de março, o banco disse que fecharia sua rede de câmbio dedicada a criptomoedas, alegando que fora uma “decisão baseada em risco”.
O Silvergate era um dos principais parceiros bancários de muitas empresas de criptomoedas. Preocupações sobre a solvência do banco cresceram após o anúncio de que a empresa atrasaria o arquivamento de seu relatório financeiro anual 10-K em duas semanas. O documento normalmente fornece uma visão geral da situação financeira de uma empresa.
Com o vácuo aberto pelo fechamento do Silvergate, ainda não está claro qual será o impacto sobre outras empresas de criptomoedas com fundos vinculados ao banco ou expostos a ele de outras formas. O banco informou que o volume de transferência de depósitos fiduciários de consumidores caiu cerca de US$ 50 bilhões no terceiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021.
O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok