Future of Money

Donald Trump usa bitcoin para comprar hambúrguer em "bar de cripto" nos EUA

Ex-presidente tem intensificado aproximação com mercado de criptomoedas durante a campanha nas eleições presidenciais

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 24 de setembro de 2024 às 09h30.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump chamou atenção na última semana após usar bitcoin para comprar um hambúrguer em um bar na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. O político fez a transação durante sua passagem por um "bar de cripto" temático.

O empresário visitou o bar PubKey pouco antes de participar de um comício em Long Island. Após entrar no bar, Trump conversou com funcionários do estabelecimento e então foi auxiliado por eles para realizar a compra de um lanche usando criptomoedas como pagamento.

Em uma publicação nas redes sociais sobre a visita, o PubKey destacou que Trump foi a primeira pessoa a ocupar a Presidência dos Estados Unidos que realizou algum tipo de transação financeira com bitcoin ou outra criptomoeda. "Uma das transações com bitcoin mais históricas acabou de acontecer", afirmou.

O episódio foi mais um no esforço de aproximação do ex-presidente com o mercado de criptomoedas, cortejando possíveis eleitores e doadores de campanha durante as eleições presidenciais deste ano. Trump vai participar da disputa contra a atual vice-presidente do país, Kamala Harris.

Trump e criptomoedas

Nos últimos meses, o político chegou a se descrever como um "criptopresidente" e prometeu medidas para impulsionar o setor nos Estados Unidos. O objetivo, afirma, seria transformar os EUA na "capital mundial de cripto" a partir de uma regulação favorável ao setor.

O empresário e político também passou a defender a de mineração de bitcoin no país e aceita doações em criptomoedas para sua campanha. Ele escolheu, ainda, o senador J. D. Vance, que é favorável a cripto, como seu candidato a vice-presidente dos Estados Unidos.

Já nas últimas semanas, ele revelou detalhes sobre o projeto World Liberty Financial, que segundo ele usa a tecnologia cripto para aumentar a democratização e a segurança do mercado financeiro dos EUA. A iniciativa está sendo comandada por dois dos seus filhos, Donald Trump Jr. e Eric Trump.

Apesar desse movimento, porém, Donald Trump é um crítica histórico do mercado de criptomoedas. Quando era presidente dos Estados Unidos, ele chegou a criticar o bitcoin, afirmando que ele seria um golpe, e defendeu que seu governo adotasse uma postura rígida contra o setor.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpBitcoinCriptomoedas

Mais de Future of Money

Senadora pede explicação para venda de bitcoin pelos EUA e alerta para prejuízos anteriores

Próximo secretário do Tesouro dos EUA afirma ser contra criação de Dólar Digital

Criptomoeda meme dogecoin pode ganhar ETF nos EUA ainda em 2025, diz empresa

Tether, maior empresa de stablecoins do mundo, anuncia mudança de sede para El Salvador