Future of Money

Donald Trump lança nova coleção de NFTs após aproximação com mercado cripto

Ex-presidente dos Estados Unidos é candidato nas eleições deste ano e passou a defender o setor de criptoativos no país

Donald Trump mudou de opinião sobre criptomoedas (KAMIL KRZACZYNSKI/AFP)

Donald Trump mudou de opinião sobre criptomoedas (KAMIL KRZACZYNSKI/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 27 de agosto de 2024 às 16h12.

Última atualização em 27 de agosto de 2024 às 16h32.

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato nas eleições de 2024 Donald Trump lançou nesta terça-feira, 27, uma nova coleção de tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês). Em uma publicação na rede social Truth Social, ele disse que os colecionáveis digitais darão direito a uma série de benefícios para os compradores.

Compradores dos tokens receberão um pedaço do terno usado por Trump durante o debate contra o atual presidente do país, Joe Biden. Biden acabou desistindo de concorrer à reeleição após as críticas e temores que o seu desempenho no debate gerou, abrindo espaço para a candidatura da vice-presidente Kamala Harris.

Além do pedaço da roupa de Trump, os compradores dos NFTs — que custarão US$ 24,75 mil — também terão direito a um par de tênis da marca do político e a um jantar que será realizado em um clube de golfe do empresário, com direito a um encontro presencial com Trump.

O político já havia indicado em julho deste ano o seu interesse de lançar uma nova coleção de criptoativos, e que a resposta positiva dos investidores a coleções anteriores lançadas por ele contribuíram para a sua recente mudança de opinião sobre o mercado cripto, abandonando as críticas realizadas na época da sua Presidência.

"Eu percebi que 80% do dinheiro da coleção foi pago em cripto. Foi incrível. Então os NFTs, eu fiz e foi um sucesso", disse. O ex-presidente licenciou seus direitos de imagem para diversas coleções, com duas esgotando pouco depois do lançamento.

Nos últimos meses, o ex-presidente realizou uma série de sinalizações positivas para o setor, se referindo como um "criptopresidente", defendendo operações de mineração de bitcoin no país e aceitando doações em criptomoedas. Nesta semana, ele também escolheu o senador J. D. Vance, que é favorável a cripto, como seu candidato a vice-presidente dos EUA.

Recentemente, ele também anunciou o seu apoio a um projeto cripto liderado por dois de seus filhos, Donald Trump Jr. e Eric Trump. Até o momento, porém, não foram divulgados muitos detalhes sobre a iniciativa dos empresários.

Trump fez uma publicação na rede social Truth Social, afirmando que estava na hora de "tomar uma posição contra os grandes bancos e as elites financeiras". "Durante muito tempo, o americano médio foi pressionado pelos grandes bancos e pelas elites financeiras", disse ainda o político.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições EUA 2024NFTsCriptoativos

Mais de Future of Money

Senadora pede explicação para venda de bitcoin pelos EUA e alerta para prejuízos anteriores

Próximo secretário do Tesouro dos EUA afirma ser contra criação de Dólar Digital

Criptomoeda meme dogecoin pode ganhar ETF nos EUA ainda em 2025, diz empresa

Tether, maior empresa de stablecoins do mundo, anuncia mudança de sede para El Salvador