Dinheiro e tendências

Canadá aprova ETF de bitcoin e cria expectativa sobre EUA seguir o mesmo caminho

Primeiro ETF de bitcoin da América do Norte será listado na bolsa de Toronto e levanta questões sobre regulador dos EUA finalmente aprovar produto semelhante no país

 (Marc Bruxelle/Thinkstock)

(Marc Bruxelle/Thinkstock)

GR

Gabriel Rubinsteinn

Publicado em 12 de fevereiro de 2021 às 17h07.

O órgão regulador financeiro do Canadá aprovou na última quinta-feira, 11, o primeiro ETF (Exchange Traded Fund) de bitcoin a ser negociado publicamente na América do Norte.

Segundo a gestora Purpose Investments, o ETF buscará replicar o preço do bitcoin, menos as taxas de administração, e será negociado na Bolsa de Valores de Toronto com a sigla BTCC.

O BTCC será custodiado pela Cidel Trust Company e subcustodiado pelo Gemini Trust Company, empresa dos irmão Tyler e Winklevoss.

O lançamento do ETF de bitcoin canadense aumenta as expectativas sobre a aprovação de um produto semelhante pela Securities and Exchange Commission (SEC), o órgão regulados dos Estados Unidos. Diversas empresas já solicitaram aprovação para fazer isso, mas o órgão ainda não aprovou nenhum.

Segundo Sui Chung, CEO da CF Benchmarks, que falou à Business Insider, o BTCC é um "mais um passo em direção à uma ETF de bitcoin aprovado pelos Estados Unidos" e demonstra como os reguladores norte-americanos estão se familiarizando com os criptoativos.

A aprovação de um ETF de bitcoin nos EUA é visto como fundamental para a consolidação do mercado de criptoativos no mundo, já que é um produto simples, acessível e muito comum no país, tanto por investidores institucionais quanto comuns.

Nesta semana, também foi lançado o ETF de criptoativos da gestora brasileira Hashdex, em parceria com a Nasdaq. Primeiro ETF de criptoativos do mundo, o produto está listado na Bolsa de Valores de Bermudas.

No curso "Decifrando as Criptomoedas" da EXAME Academy, Nicholas Sacchi, head de criptoativos da Exame, mergulha no universo de criptoativos, com o objetivo de desmistificar e trazer clareza sobre o funcionamento. Confira.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCanadáETFsSEC